Arquivo VAGALUME

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Vice-governador participa de reunião em Itaperuna

Pezão e comitiva anunciam liberação de recursos para despesas emergenciais

Foto: Álvaro Márcio. Decom Itaperuna-RJ

O vice-governador do Estado do Rio de Janeiro e coordenador de infraestrutura, Luiz Fernando Pezão, esteve em Itaperuna – Noroeste Fluminense – nesta segunda-feira (09/01), onde se reuniu com os prefeitos da região, para conhecer as necessidades emergenciais dos municípios que vêm sofrendo com as fortes chuvas dos últimos dias, bem como definir ações para minimizar o impacto das enchentes.

Fernando Paula, prefeito de Itaperuna, Pezão e Rodrigo Neves, da SEASDH

O Governo do Estado do Rio autorizou a liberação de recursos para algumas obras, dentre elas, contenção de encostas e construção de pontes que já estavam em andamento. Durante a reunião, o vice-governador defendeu que seja feito um projeto amplo, elaborado em parceira entre os governos Estadual e Federal, para solucionar o problema que é recorrente nas regiões.
“Vamos apoiar as cidades como já fizemos em outras enchentes e dar assistência aos prefeitos, mas temos que pensar em um projeto nacional, que resolva definitivamente esse problema que passa por Minas Gerais também, já que os rios cortam os dois estados vizinhos. Todos os rios daqui são federais, então a gente precisa envolver o Governo Federal nessa tomada de decisão. Vamos colocar dinheiro do Estado, mas precisamos do apoio das prefeituras e da União”, diz Pezão.
Já o prefeito de Itaperuna Fernando Fernandes, o Paulada, agradeceu o apoio do Estado e reforçou a questão levantada pelo vice-governador, dizendo que se faz necessário o envolvimento dos governos Estadual e Federal, a fim de buscar uma solução definitiva para o problema. Paulada relembrou outras tragédias ocorridas no passado e frisou, enfaticamente, que o município de Itaperuna e região estão cansados de tanto sofrimento e que, só com a ajuda de todos, será possível sanar a questão.
Ainda nesta segunda-feira, o vice-governador sobrevoou os municípios de Italva, Cardoso Moreira, Itaperuna e Campos. Ao todo, nove municípios do Norte e Noroeste fluminense estão em situação de emergência por causa das fortes chuvas. Na terça-feira (10/01), Pezão vai se encontrar com os ministros da Integração Nacional, Fernando Bezerra, e dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, em Campos dos Goytacazes, no Norte fluminense. Eles vão sobrevoar a região para avaliar os prejuízos causados pela chuva na BR-356, onde o asfalto cedeu.

Liberação de recursos para despesas emergenciais para nove municípios

A subsecretária de Saúde, Monique Fazzi, participou da reunião com os prefeitos em Itaperuna e anunciou a assinatura de uma resolução, que permitirá a liberação de recursos para despesas emergenciais desses nove municípios. Cidades com mais de 50 mil habitantes receberão R$ 100 mil e com menos de 50 mil habitantes, R$ 25 mil reais. Além disso, a subsecretária acrescentou que os kits de calamidade estão sendo reforçados para atender aos municípios.
O secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Neves, disse que foi montado um gabinete integrado entre Estado e municípios para facilitar a assistência às famílias vítimas da chuva. A secretaria vai viabilizar que os prefeitos possam utilizar parte do Fundo Municipal de Assistência Social para atenção à população. O Estado já forneceu cestas básicas e colchonetes às prefeituras e à Defesa Civil.


Decom-Itaperuna, com informações da assessoria do Estado do Rio

Um comentário:

Anônimo disse...

O prefeito de Miracema não compareceu ao encontro?

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG