Arquivo VAGALUME

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

SOBRE AS OBRAS DE DESPOLUIÇÃO DO RIBEIRÃO SANTO ANTÔNIO E SANEAMENTO EM MIRACEMA


Essa é a propaganda que está sendo divulgada pela prefeitura de Miracema nas redes sociais. E isso me intriga, porque surge uma questão muito simplória: fazer propaganda é muito fácil, mas por que não há transparência e abertura ao controle social?
Estou dizendo isso por um motivo muito claro, nesse blogue estamos acompanhando esse tema desde o governo anterior, no entanto, apesar de solicitado, aqui, via comentários, ao secretário de Meio Ambiente, não conseguimos retorno a respeito dos detalhes do projeto.
O mínimo que esperamos, em relação a um projeto dessa monta, de tanta importância para o município, é que sua execução seja a contento, beneficiando a toda a população, como a princípio foi anunciado.
A propósito, um cidadão citou no Facebook algo muito comum de ocorrer: saem fazendo buracos mas na hora de tapá-los não fazem direito e a cidade a cada dia fica com as ruas mais esburacadas. E não vem com essa de jogar o asfalto por cima, porque isso é coisa pra enganar os mais desavisados e pra discurso politiqueiro, sejamos sérios com a coisa pública.
Aliás, diga-se de passagem, a gestão pública é bem distinta da empresa privada. Esta visa ao lucro e a propaganda é uma das ferramentas mais eficazes. Ao contrário, o que se espera da gestão pública é atender as necessidades da população de forma eficaz e eficiente, com transparência e abertura ao controle social. No linguajar moderno, diria #sqn (só que não), isso não ocorre.
Na página do município de Miracema, encontramos apenas uma matéria evasiva como abaixo, disponível aqui:

Começam as obras para despoluição do Santo Antônio
A empresa JRN, responsável pelas obras de esgotamento sanitário do Ribeiro Santo Antônio em Miracema começou nesta quarta (17), as obras com a instalação dos tubos para a captação do esgoto residencial na cidade.
O início das obras se deu no Bairro Jardim Beverly e se estenderá por toda a extensão urbana por onde o ribeirão recebe esgoto in natura. A primeira etapa da obra durará cerca de 2,5 anos.
Uma outra frente de obras será iniciada no Polo Industrial II onde será construída a estação centro de tratamento, que receberá o esgoto coletado e devolverá o resíduo líquido ao ribeirão.
Embora as obras gerem um certo transtorno à população é importante ressaltar que os benefícios por ela gerados melhoraram a vida de toda a população miracemense.
Vou marcar algumas postagens antigas, que apontam informações mais robustas sobre o tema e o projeto, com a esperança de que a poder público miracemense tenha a dignidade de oferecer à população e ao cidadão miracemense, a possibilidade de fiscalização a realização do projeto e fazer o controle social devido, ainda mais, de conhecer com pormenores o que está sendo feito. 

E COMO ESTÁ O ANDAR DA CARRUAGEM?


3 comentários:

Unknown disse...

Eis algumas questões que a princípio llevanto: 1- licitação desta empresa, quem fez e quem fiscalizou?
2- audiências públicas com a população e com os comerciantes, avisando o que aconteceria e apresentando cronograma de execução das obras por ruas atingidas/beneficiadas.
3-transparência: formar uma comissão de técnicos voluntários da cidade para acompanhar a obra (só a titulo de sugestão)
4-Plano Municipal de Saneamento: promover obras de saneamento sem um plano que o norteie só porque é obra do PAC 2; mostra que é dinheiro público federal que tem que ser despachado rapidamente sem critérios técnicos e avaliação prévia.
São coisas que me causam muita estranheza e preocupação, considerando o nível de importância do projeto e seus valores, acredito que ele deveria ter sido mais bem trabalhado internamente, afinal se for bem feito, ótimo,mas se não for, quando teremos outra oportunidade para sanear os o município? Juliana

Rachel Bruno Siqueira disse...

Angeline, eu, Rachel Bruno Siqueira, como cidadã, vendo a Propaganda da Despoluição do Ribeirão Santo Antônio e TRATAMENTO DE TODO O ESGOTO DE MIRACEMA, ANTES DE SER DESPEJADO NO RIBEIRÃO; pouco tempo depois de ter visto um Grupo de alunos uniformizados na Ponte em frente ao CIEP, mas eram alunos do Estadual, olhando para o Ribeirão e parado para conversar sobre tanto intersse: Grande número de peixes mortos, outros tentando respirar na superfície, muito mau cheiro e uma manilha escoando uma boa quantidade de água suja, esgoto... direto no Ribeirão... já relatado aqui por mim sobre minha Orientação como Educadora aos Alunos ao me dizerem que queriam enfiar " a cara do Prefeito naquele esgoto... ": SER CIDADÃO É FISCALIZAR, ESTUDAR SOLUÇÕES E PROCURAR COM DOCUMENTO ESCRITO E VÁRIAS ASSINATURAS E/OU UM GRUPO DE ALUNOS ORIENTADOS DE COMO DEVE SER FEITO O TRABALHO, ENTREGANDO EM MÃOS DA AUTORIDADE RESPONSÁVEL SOLICITANDO PROVIDÊNCIAS; AGUARDANDO AS SOLUÇÕES, COBRANDO SEMPRE E ACOMPANHAR O TRABALHO DO GOVERNO.
PARALELAMENTE DEVERIAM FAZER UM TRABALHO DE CONSCIENTIZAÇÃO COM O POVO PARA NÃO SUJAREM AS RUAS, QUINTAIS E O RIBEIRÃO: CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA E RESPEITO AOS DEMAIS MORADORES QUE RESPEITAM AS LEIS E TAMBÉM PAGAM OS IMPOSTOS ETC.....

... procurei na internet o telefone da EMPRESA JRN CONSTRUÇÕES LTDA, BH, MG, para ver a possibilidade de uso da draga pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, INEA e meu vizinho no " REFAZIMENTO " da minha REPRESA D'ÁGUA, destruída, praticamente seca por OMISSÃO E CRIME AMBIENTAL dos 3 citados: NENHUM TELEFONE EXISTE, apesar de aparecer somente como EMPRESA DE CONSTRUÇÃO.
Liguei várias vezes para a PREFEITURA DE MIRACEMA para saber o responsável e disseram ser o SECRETÁRIO MARCOS FELIPE, nenhuma das tentativas encontrado e nem retornados meus telefonemas... pedi o CNPJ e NÃO SABIAM DIZER em seu Gabinete!!! Encaminharam para LICITAÇÃO: Não sabiam nem o que era isto!!!
Aí parti para o Vereador Dr. GUTEMBERG MEDEIROS e relatei a história e pedi para ver se conseguia para mim.
E ele descobriu sérias Irregularidades nesta " Empresa ", que não tem Registro no CREA - MG nem como CONSTRUTORA mais. Já teve há muitos anos. E ela mais outro ou outros Vereadores tomaram as providências necessárias...
Então estamos sujeitos a ver um " ELEFANTE BRANCO " ou melhor, " Uma ANACONDA DE BARRIGA ABERTA " pela cidade inteira por longos anos... e um Ribeirão " FALECIDO E ENTERRADO "... se dependermos também do MEIO AMBIENTE... como estou lutando na JUSTIÇA por OMISSÃO, INCOMPETÊNCIA, IRRESPONSABILIDADE etc... dos ÓRGÃOS AMBIENTAIS DE MIRACEMA, INEA PÁDUA E CAMPOS ( mesmo a VICE PRESIDÊNCIA DO RIO DE JANEIRO dando ordens para a CHEFIA DE CAMPOS TOMAR A FRENTE E RESOLVER... )...

Triste, né? Aí me perguntam o penso de VOTAR ainda em MIRACEMA.

Depende de quem será o candidato na próxima ELEIÇÃO PARA PREFEITO...

Aí transfiro para JUIZ DE FORA, onde sou atendida em todas as solicitações e tenho QUALIDADE DE VIDA E GOVERNO ÉTICO, que OUVE O POVO E CUMPRE COM SUAS PROMESSAS DE CAMPANHA!!

Beijos e desejo sucesso em sua dificílima empreitada ( conseguirá somente com o Vereador Gutemberg, pois o PORTAL TRANSPARÊNCIA DE MIRACEMA só existe " EM MANUTENÇÃO " ), PAZ E BEM,
Rachel Bruno

Rachel Bruno Siqueira disse...

ECO SOLUÇÕES AMBIENTAIS: Procure o Vereador Dr. Gutemberg e terá todas as informações da EMPRESA E SUA " EXISTÊNCIA " e se FAZ SANEAMENTO, CONSTRUÇÃO, É LEGALIZADA JUNTO AO CREA DE ALGUM ESTADO etc.....

A responsabilidade da obra me disseram ser do SECRETÁRIO MARCOS FELIPE, mas não achei em nenhuma tentativa e seus funcionários e os da LICITAÇÃO não sabem informar nada e nem sabem o que é CNPJ DA EMPRESA...

Sucesso em sua Pesquisa e Defesa da ECOLOGIA E MEIO AMBIENTE DE MIRACEMA!

Aqui em JUIZ DE FORA há CONSULTA PÚBLICA PARA TUDO O QUE O PREFEITO IRÁ FAZER. E so DEPUTADOS ELEITOS TAMBÉM USAM A INTERNET PARA ESTAS CONSULTAS PÚBLICAS.

Att,
Rachel Bruno

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG