Arquivo VAGALUME

quarta-feira, 17 de julho de 2019

DA SÉRIE "MIRACEMA VOLTARÁ A TER CINEMA" II

Em 2014, postamos aqui o projeto de um cinema que seria construído em Miracema, através do Projeto Cinema da Cidade, da Secretaria de Estado de Cultura, Superintendência de Audiovisual, ANCINE (Agência Nacional de Cinema), Caixa Econômica Federal e EMOP. Abaixo destaco um trecho daquela postagem:

'O diretor de Cultura de Miracema, Duda Fíngolo Tostes, divulgou hoje no Facebook a conquista de mais esse investimento:

Enfim, valeu muito a pena!Entre várias investidas, documentos enviados, troca de informações, visitas técnicas, telefonemas, ofícios de pedido de apoio e ressaltando os tradicionais Cinema XV e Cinema 7 conseguimos o Cinema.Através do Projeto Cinema da Cidade, da Secretaria de Estado de Cultura, Superintendência de Audiovisual, ANCINE (Agência Nacional de Cinema), Caixa Econômica Federal e EMOP será construído no Município um Cinema, com duas salas de Projeção, com moderna tecnologia e capacidade para duzentas pessoas, Bomboniere e hall de entrada. Em nossa cidade o espaço com terreno aprovado no Projeto está localizado, na Av. Cavalho (Estádio Municipal Plínio Bastos de Barros).O comunicado foi realizado através do Ofício Circular GAB. SEC/Nº 11/2014 de 27 de Novembro de 2014."

Àquela época a Secretaria Municipal de Cultura deu andamento no projeto, inclusive com projeto de arquitetura, disponível aqui , no site da Arqhos Arquitetura, escolha do local, documentação exigida, etc.

O site da prefeitura, na época também divulgou matéria, intitulada "Miracema ganhará cinema", em 28-nov-2014, onde informou que:

A Secretaria de Estado de Cultura-SEC/RJ em parceria com a Agência Nacional de Cinema – ANCINE tornou pública a relação de municípios selecionados para a 3º fase de habilitação e seleção para o projeto CINEMA DA CIDADE, referente ao segundo contrato de repasse entre as instituições CT nº1014.408-71/2013.

[...]
Os recursos utilizados para a implantação destes complexos serão advindos do Orçamento Geral da União, através do investimento de 10 milhões de reais destinados a implantação do Programa nos municípios do Estado do Rio de Janeiro e da contrapartida de 2,5 milhões advinda do orçamento do Estado.
[...]
Em plenária, os membros do Comitê de Apoio Gestão do Projeto, nomeados pela Resolução SEC nº564 publicada no DOERJ de 23 de maio de 2014, aplicando os critérios definidos com base na Diretiva da ANCINE, deliberaram que o município de Miracema foi SELECIONADO como beneficiário do Projeto Cinema da Cidade, juntamente com os municípios de Bom Jardim e Seropédica.
No entanto, esse projeto ficou parado e somente agora, 5 anos depois, o novo governador anuncia estar levando a cabo o Projeto Cinema da Cidade, dando continuidade à ação e à política pública cultural de governos anteriores.

Imagem do Twitter do Governador do RJ, divulgado pelo site do município de Miracema-RJ

Ao que consta, inclusive divulgado neste blogue, no dia 12-nov-2009, o projeto nasceu no MinC - Ministério da Cultura, hoje falecido pelo novo presidente. 

Estava em andamento, pelo menos no município de Miracema, em 2014, mas com mudanças de gestão em várias instâncias, não houve continuidade. Há 5 anos parado em Miracema, o projeto poderá ser levado a cabo e a cidade poderá voltar a ter o seu cinema, que já foi uma tradição na cidade, que exala cultura e já teve 2 cinemas no passado.

Esperamos que a continuidade seja uma garantia para que a população possa usufruir de mais uma fonte de acesso à cultura.

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG