Arquivo VAGALUME

quarta-feira, 14 de abril de 2021

ESTADO QUER INAUGURAR O ATERRO SANITÁRIO DE PUREZA

O São Fidélis Notícias divulgou no mês de fevereiro que o governo do estado do Rio de Janeiro tem interesse em inaugurar o aterro sanitário de Pureza, que era para ter sido inaugurado em 2O13. Serão necessários novos investimentos, num local que está pronto tecnicamente há 8 anos, em face do tempo em que ficou parado e de fortes chuvas no local.

O subsecretário de saneamento ambiental do Estado, Sérgio Henrique Mantovani, fez uma visita técnica ao aterro, no mesmo mês. O objetivo da visita também foi o de fazer uma ligação entre o estado e a municipalidade e entender o cenário atual da área da Central de Tratamento de Resíduos de São Fidélis. O estado é ente do Consórcio Público de Gestão de Resíduos Sólidos do Noroeste fluminense, responsável pela gestão do aterro.

Segundo a Secretaria de Estado de Ambiente e Sustentabilidade, para que o aterro sanitário de Pureza entre em operação são necessárias duas etapas: contratação das obras de readequação do aterro e elaboração do edital de concessão para a licitação. Com o vencedor da licitação, o aterro sanitário entrará em operação. Somente após a elaboração do diagnóstico da CTDR, será possível mensurar a necessidade do investimento.

A CTR de São Fidélis foi construída para atender aos seguintes municípios: São Fidélis, Itaocara, Aperibé, Santo Antônio de Pádua, Cardoso Moreira, Cambuci, Italva, Itaperuna, Miracema, Laje do Muriaé, Porciúncula, São José de Ubá e Varre-Sai, que integram o consórcio.

Ontem, houve uma reunião com prefeitos e representantes das prefeituras envolvidas no consórcio para fazer os ajustes necessários à ativação do aterro sanitário de Pureza - distrito de São Fidélis. Leia mais.

O blogue acredita que essa informação é importante no debate que se faz em Miracema a respeito a implantação de um aterro sanitário regional privado. Haja vista que já há um aterro com essa finalidade e o consórcio de municípios e o estado do RJ pretendem ativá-lo. 

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG