Arquivo VAGALUME

sexta-feira, 14 de maio de 2021

PROJETO QUALIFICARÁ MUSEUS FLUMINENSES PARA FASE PÓS-PANDEMIA

Projeto HUB+ vai selecionar dez instituições para receber formação e qualificação para os novos desafios do setor

Os museus do Estado do Rio têm até o dia 13 deste mês para se inscrever em programa de formação e qualificação que vai prepará-los para os novos desafios do setor, principalmente no cenário pós-pandemia. As regras de participação estão no edital do projeto HUB+, que proporcionará mentoria técnica, voltada para ampliação de acesso, inovação, dinamização, com foco em educação, acessibilidade e preservação de acervos. O projeto foi desenvolvido pelo Oi Futuro e a empresa Coeficiente Artístico, com o patrocínio da Oi e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio, através da Lei de Incentivo à Cultura.

Para se inscrever os interessados precisam acessar o site www.projetohubmais.com.br. Serão selecionados pelo HUB+ dez museus fluminenses para participarem de uma jornada de 12 meses de formação e mentorias técnicas, envolvendo diferentes metodologias e processos, de forma híbrida: presencial (dentro das medidas de segurança impostas pela pandemia) e online (por meio de plataformas digitais). Os resultados serão divulgados no dia 24 de maio.

Poderão participar do edital museus de todo Estado do Rio de Janeiro, desde que comprovada sua atuação com práticas museológicas no território fluminense. Poderão inscrever-se museus que busquem o aprofundamento e qualificação e formação no campo da educação, preservação e acessibilidades com reconhecida experiência. Serão consideradas todas as tipologias e a diversidade de museus para inscrição.

O presente edital busca a capilaridade de atendimento do Programa HUB+ junto ao território fluminense, e obedecerá como primeiro critério a proporcionalidade de territórios para seleção dos dez museus: 40% de museus selecionados pertencentes às regiões metropolitana 1, 2 e 3 e 60% de museus selecionados pertencentes às demais regiões territoriais do Estado do Rio. Os critérios técnicos serão: exposição de motivos do museu candidato, Iniciativas culturais realizadas e sua atuação em território.

A partir da realização do projeto, vão se consolidar iniciativas colaborativas e inovadoras que atuarão em rede com os museus selecionados e o MUSEHUM – Museu das Comunicações e Humanidades do Oi Futuro, no Flamengo, como um laboratório de práticas museológicas replicadas e compartilhadas com os diversos públicos envolvidos e interessados. Além da formação gratuita oferecida aos participantes, o programa terá uma plataforma digital criada para promover o diálogo entre os museus, viabilizando parcerias e formando assim uma rede integrada de instituições culturais em diferentes municípios do estado.

“Acredito que este projeto dará aos museus fluminenses a possibilidade de dar um salto rumo ao futuro. Todo o conhecimento que eles reúnem estará assim mais acessível às pessoas, contribuindo assim para o desenvolvimento do nosso estado”, ressalta a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG