Arquivo VAGALUME

domingo, 27 de junho de 2021

"OS ITALIANOS NO NOROESTE FLUMINENSE" - TESE DE DOUTORADO EM HISTÓRIA - UFF/2009

Aos interessados na história do noroeste fluminense, aos estudiosos e acadêmicos divulgamos a tese de doutorado, da Doutora Rosane Aparecida Bartholazzi de Carvalho, defendida em 2OO9, no Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal Fluminense, que trata das estratégias familiares e mobilidade social dos italianos no noroeste fluminense, no período de 1897-1950.

A pesquisadora fez pesquisas na Itália para entender o contexto de partida desses imigrantes italianos. Acho fundamental esse entendimento.

Quem preferir o livro, a tese foi editada e lançada em livro pela editora Garamond, capa ao lado, estando à venda na Amazon e várias outras fontes de venda na internet.

A seguir replicamos o resumo do livro, que é mais sintético, com os erros de digitação que vieram na operação copia e cola:

Este livro enfoca a imigracao italiana no quadro da expansao cafeicultora no noroeste fluminense, onde inumeras familias italianas, originarias de diferentes regioes, fixaram-se como colonas em propriedades rurais (sobretudo na fazenda Bela Vista) durante os anos 1897/1950. Rosane Bartholazzi acompanha a trajetoria desses imigrantes - oriundos da regiao do Lazio, sobretudo dos municipios de Proceno e Graffignano -, buscando compreender o contexto economico, social e politico vivido no pais de origem e pondo em discussao a questao da miserabilidade do imigrante, frente as remessas originadas dos municipios italianos. Na regiao de acolhida, este estudo analisa a mobilidade social ascendente dos imigrantes, a ocupacao do espaco pelas familias imigrantes, a heranca da terra e as formas adotadas na transmissao dos negocios, fundamentais para que a maior parte das propriedades continuasse, ainda hoje, nas maos dos seus descendentes.

Extraído da página das Casas Bahia.

 Para acessar a tese de doutorado respectiva, disponível no banco de dados da universidade clique aqui.

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG