Arquivo VAGALUME

quinta-feira, 15 de julho de 2021

BJ ITABAPOANA: POLÊMICA NA CÂMARA DE VEREADORES

D
ivulgou o jornal O Dia, que a Câmara Municipal de Bom Jesus do Itabapoana, emitiu um comunicado oficial declarando a nulidade da votação do Projeto de Resolução nº 05/2021, que gerou polêmica e manifestação popular durante uma sessão ordinária. 

O ato normativo estabeleceria, caso sancionado, a cota única mensal, não cumulativa, de até 100 litros para custeio de combustível ao parlamentar no uso de veículo particular independentemente do número de carros cadastrados em favor do membro do poder legislativo. Seria válido para os automóveis que fossem usados para deslocamentos necessários ao exercício do mandato do vereador.

Moradores da cidade, quando tomaram conhecimento da Resolução aprovada por unanimidade na sessão do dia 08, inconformados com a possível cota de combustível, cercaram a porta de um estacionamento em frente à Rodoviária do município, na noite da sessão seguinte, dia 12. Mais de 300 pessoas aguardaram no entorno da Câmara Municipal, vestidos de preto e com nariz de palhaço a saída de cada vereador ou servidor que era vaiado pelos manifestantes.

Ao jornal O Dia, a diretoria da Casa Legislativa esclareceu que "os Membros desta Casa de Leis respeitam e sempre respeitarão manifestações e opiniões populares daqueles que de forma ordeira, educada e respeitosa discordam do Projeto de Resolução".

A nota cita também que "O Projeto de Resolução nº 05/2021 não havia sido promulgado, já que estava sob análise da Procuradoria Jurídica desta Casa que, em tempo hábil, detectou inconsistência em sua tramitação".

Em relação à manifestação popular contrária ao Projeto de Resolução, o comunicado enviado ao jornal pontua que "Os Membros desta Casa de Leis reconhecem e acolhem o clamor popular daquelas pessoas que respeitosamente se manifestaram de forma harmônica e pacífica. Os Vereadores representantes do povo, de comum acordo, acolheram a manifestação da Procuradoria Jurídica, razão pela qual DECLARAMOS A NULIDADE DA VOTAÇÃO do Projeto de Resolução nº 05/2021 realizada na Sessão Ordinária do dia 05 de Julho de 2021", concluiu a Direção da Câmara Municipal.

Via Jornal O Dia.

O blogue parabeniza os cidadãos bonjesuenses pela atitude digna de cidadãos conscientes. Que sirva de exemplo para outras cidades. A resposta da diretoria da casa demonstra que ao falarem "respeitosamente" ainda não entendeu que o poder emana do povo e seus mandatos são representativos.

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG