Arquivo VAGALUME

domingo, 8 de agosto de 2021

"CARIBE: 500 ANOS DE LUTA CONTRA O COLONIALISMO"


Para aqueles que curtem história da América Latina, que pouco era ou é ensinada nas escolas, recomendo o vídeo do Prof. Waldir Rampineli, da UFSC, que é uma maravilha. Não assisti a esse vídeo em especial, mas já assisti a vários sobre o tema da AL e são todos sensacionais. Ensina com maestria, linguagem de fácil acesso, recomenda leituras, além de ter estudado em outros países da região e ter vasta cultura.

O Prof. Rampinelli, segundo informa o  Canal Resistentes,possui graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1971), graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1973), graduação em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (1983), mestrado em Estudos Latino-Americanos pela Universidade Nacional Autônoma do México (1991) e doutorado em Ciências Sociais-Política pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Atualmente é Professor Titular do Departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina.

Nós, brasileiros, aprendemos muito pouco sobre a história da América Latina, sobretudo sobre a hispânica. Essa é uma grande oportunidade de aprender com quem conhece, de forma a poder compreender melhor a realidade que vivemos na região.

O link para esse episódio, parte 2 é: https://www.youtube.com/watch?v=RXhPNJe0qoM . 
Quem preferir assistir à parte 1 primeiro, acesse aqui: https://www.youtube.com/watch?v=kDfU1bqVj7o .

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG