Arquivo VAGALUME

quinta-feira, 18 de novembro de 2021

MIRACEMA: ENCONTRO DE POTENCIALIDADES TURÍSTICAS

Conforme cartaz divulgado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Miracema, ao lado, haverá no próximo dia 24-nov, às 19h, no Centro Cultural Melchíades Cardoso, um Encontro de Potencialidades Turísticas.

Não sei exatamente do que se trata, a mensagem postada com essa foto é: "Participe você também! Vamos falar sobre turismo em nosso município e queremos contar com a participação do poder público, iniciativa privada e nossa sociedade civil".

Acredito que seja um evento de diálogo, inicial, para captar ideias e informações sobre os potenciais turísticos da cidade. Considero a ideia maravilhosa!

Quem acompanha o blogue sabe que acredito no potencial/vocação turística da cidade. Alguns governos tentaram iniciar um planejamento para o setor, fizeram levantamentos com apoio de instituições tecnicamente capazes, mas não foi adiante.

Enfim, como continuo acreditando no potencial, vou fazer uns apontamentos, já que não estarei presente:

1) Há um trabalho fantástico realizado pelo INEPAC, que o Marcelo Salim desenvolveu no noroeste, inclusive estive no Rio, no lançamento: o Inventário das Fazendas do Vale do Café Fluminense. Fazendas miracemenses foram inventariadas, veja aqui. Um material pronto e de suma importância.

2) O Estado estava fornecendo gratuitamente para os municípios com potencial turístico placas de sinalização. Aliás, há alguns anos isso iria acontecer e parece-me que não ocorreu. O Centro histórico poderia estar com sinalização adequada como também as fazendas históricas, unidades de conservação e outros, talvez ainda haja tempo para conseguir essas placas. Veja aqui.

3) Sobre o potencial, penso que temos a cultura material e imaterial, temos o ecoturismo, temos comida maravilhosa, temos o turismo rural, temos os ciclistas, temos o voo livre, temos cachaça, temos produtores orgânicos, que merecem ser mapeados, temos evento de motociclistas, temos exposição, mas não temos rede hoteleira. A infraestrutura e planejamento são fundamentais.

4) Só pra citar um exemplo, recentemente, houve um seminário da área da educação, onde se propagou que o evento trouxe pessoas de fora que se hospedaram, consumiram nos bares, etc. Ação isolada não traz resultado! Isso precisa gerar um ciclo que gire continuamente, que mantenha os empreendimentos funcionando, empregando e gerando renda. 

5) Um ponto que venho chamando a atenção faz muito tempo: a cidade precisa ter uma boa comunicação e um calendário cultural anual fixo. De forma que o interessado busque a cidade na internet, ou nas agências de turismo e consiga encontrar seus atrativos e seu calendário cultural, para que programe seu passeio, ou viagem. Por outro lado, o calendário é um norteador para alocação de recursos no orçamento, ou até para captação de recursos e parceiros, até mesmo regionalizando os eventos.

6) Temos servidores competentes, é preciso vontade política! Lembro-me do Calixto, saudoso, treinando garçons. Tudo isso era trabalho para profissionalizar o comércio de bares e restaurantes. É um trabalho de longo prazo, os servidores estão ai para manter a continuidade. Tenho fé!

7) Também acredito no turismo de eventos! Mas, não sei se seria uma prioridade. Itaperuna, que tem universidades instaladas, tem eventos toda hora. Com rede hoteleira e espaço pra convenção, esse também poderia ser outro caminho a fazer girar a roda....

8) O CINNDEF, consórcio dos municípios do N e NO, está trabalhando em cima de um projeto de turismo - veja aqui - que envolve municípios do N e NO, indo até Bom Jesus, onde já estão captando recursos, com o apoio da ALERJ e de alguns parlamentares do Congresso. Talvez Miracema se inclua!

9) O blogue divulgou esses dias, aqui, sobre uma pesquisa feita por uma pesquisadora da PESAGRO, na área de Turismo, que com o apoio da FAPERJ irá visitar cidades do interior para orientar no tema. É outra oportunidade!

Agora fico a imaginar, chegar a Miracema, hospedar-me num hotel razoável, sair pra conhecer o Centro, ir até o CCMC ou na Praça Dona Ermelinda, de onde um guia iria nos apresentar o centro histórico. À noite, sentaria no Solo´s Beer, com gastronomia de primeira, e curtiria um bom som do Academia do Choro! (Quantos vão a outras cidades ouvir choro?)

No dia seguinte, acordaria cedo para conhecer as fazendas históricas. Um dia de andança e muita paisagem bucólica, com um casario belíssimo, num roteiro bem estruturado. Um almoço nesses restaurantes da roça, vou citar aqui a deliciosa comida do Zé Pitete! Conhecer alambique! Volto à tarde para o hotel, tomo um banho refrescante, dentro do centro histórico ou nas proximidades, vou ao BDF, onde como carnes maravilhosas, ao som do Trem Bão!

No outro dia, acordamos e seguimos pra Praça onde tem apresentações culturais, feira de artesanatos, de produtos orgânicos, passo um dia mais light! Almoço no Snob´s e ao final do dia, sigo para casa, satisfeita com o que vi. Essa seria uma viagem leve! 

Tem a viagem de aventura, onde as pessoas vão para voar, com o Luciano, ou Kiko, que conheço desde que ele nasceu. Tem os que vão para o ciclismo, mas podem fazer parte desses circuitos de alguma forma. Enfim.... Sou otimista, acho que é esse o talento da cidade. Sou faladeira, borbulhei o que veio à cabeça e torço para que esse seja o início de um ciclo produtivo e enriquecedor para nossa terrinha, mais linda, Miracema!

Só pra destacar, um município com destaque na preservação do meio ambiente cultural, precisa ter gestão adequada no quesito meio ambiente natural, ambos são grandes atrativos turísticos!

2 comentários:

Tanúscia disse...

Que máximo! Tornemos este seu texto a ser hiper divulgado, posto que haja ênfase,verdade, possibilidades embutidas em ideais!
Sobre o item 4, aplausos tbm. Todo e qq evento, a cidade precisa saber, dar um nó favorável e otimista aos acontecimentos de P, M e de G porte. E. . . incluir procedimentos afins a todo alunado de Miracema! Pré-dispostos, sabedores e conscientes de um valoroso contexto: MIŔACEMA tornou-se uma cidade turística! Será bom pra mim, pra você, para cada um de nós miracemenses!
O apoio educacional será imprescindível a que atinjamos a celeridade, tornando realizável desejável e notável este projeto!
Avante Miracema!!!!
Hei de estar viva e vivenciar!
PARABÉNS!!!!!

AngelMira disse...

Que bom que gostou, Tanúscia! Afinal, a participação de vcs que têm fazenda histórica conservada, turismo religioso e museu é fundamental. Sei como são incentivadores da cultura e do turismo.

No quarto item, o que tentei frisar é que para que haja um desenvolvimento do turismo na cidade e região é preciso planejamento de longo prazo, muito esforço coletivo, do governo, da iniciativa privada etc. Ações isoladas não geram o ciclo produtivo de emprego e renda. Essa é a questão que tentei frisar.

Mas, sem dúvida, as escolas precisam participar também pq são nosso futuro!

Obrigada pela mensagem!

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG