Arquivo VAGALUME

quarta-feira, 3 de novembro de 2021

NOROESTE: VACINAÇÃO E LIBERAÇÃO DE USO DE MÁSCARAS AO AR LIVRE

O blogue fez o levantamento da evolução da vacinação contra COVID 19 nos municípios do noroeste fluminense, conforme demonstra a tabela acima. No entanto, hoje vamos observar as regras e recomendações feitas aos municípios pelo secretário estadual de saúde e também pela Fundação Osvaldo Cruz, FIOCRUZ, órgão de referência no assunto, com relação às flexibilizações, em particular, a liberação do uso de máscaras em local aberto.

Os dados foram coletados hoje no início da noite, mas obsevamos que a maioria dos municípios não tem divulgado, como antes divulgavam, os dados referentes ao número de pessoas vacinadas com D1, D2 e dose única. Certa estabilidade pandêmica parece ter gerado tranquilidade aos gestores. Como se observa, os dados coletados em vermelho foram obtidos no vacinômetro da Secretaria de Estado de Saúde do RJ, sendo que alguns, como o de Natividade estavam defasados, o que fez com que utilizássemos os dados de 23-set, do levantamento anterior.

Primeiro, é importante ressaltar que a Fiocruz orienta, com relação à volta as aulas de forma segura, que a liberação do uso de máscaras só deve ocorrer a partir de 80% da população vacinada (com as duas doses ou dose única). 

Por outro lado, na divulgação do Mapa de Risco do estado, do dia 26-out, o secretário de saúde do estado orientou que os municípios, após sancionada a lei que regulamenta o uso de máscaras no estado do RJ, deveriam considerar os índices epidemiológicos e o percentual de 65% da população totalmente vacinada, para liberar o uso da máscara em locais abertos.

Assim, sendo, segundo os dados divulgados pelas prefeituras do noroeste fluminense, bem como os dados divulgados pelo Vacinômetro da SES-RJ, conforme tabela acima, apenas Bom Jesus do Itabapoana (65,4% da população vacinada) e São José de Ubá (93%) teriam atingido o percentual recomendado pela SES-RJ. No caso do segundo município, também atingiu e superou o percentual recomendado pela Fiocruz. Todos os demais municípios ainda não têm percentual de vacinação que permita a liberação do uso de máscaras de forma segura, a verificar os dados epidemiológicos, que devem também ser considerados.

Itaocara, com 64,3% da população vacinada com as duas doses, já está próxima de atingir uma das recomendações.

Hoje o município de Itaperuna, que tem apenas 36,5% da população totalmente vacinada, conforme dados publicados pela SES-RJ, já que o município não publiciza essa informação, publicou decreto liberando aulas presenciais e liberação de máscaras em locais públicos abertos. 

Os dados publicados estão ai para avaliação dos leitores vagalumes.

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG