Arquivo VAGALUME

sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

MIRACEMA: FAZENDA HISTÓRICA "PROSPERIDADE" E ATERRO SANITÁRIO - UMA CONTRADIÇÃO ABSURDA!

Lançamento do "Inventário das Fazendas do Vale do Paraíba Fluminense", em 2009. No centro, o proprietário da Fazenda "Prosperidade", em Paraíso do Tobias, recepcionando os convidados e apresentando detalhes de sua fazenda. 

Quem acompanha o blogue sabe que há uma pretensão de se construir um aterro sanitário regional privado na propriedade denominada "Recreio", na região do Conde, em Miracema, que foi vendida pelo próprio prefeito municipal aos empreendedores do aterro sanitário.

A pretensão é cheia de contrariedades dado que o local escolhido é de interesse ambiental: abriga animais sob ameaça de extinção, 9 nascentes de água, área de preservação ambiental devidamente registrada, a comunidade do entorno que se ocupa de produção orgânica, além de ver sua propriedade desvalorizada terá seu sustento e ambiente sociocultural afetados, dentre outras.

Com o avanço dos trabalhos do empreendedor junto ao Instituto Estadual do Ambiente  do Estado do Rio de Janeiro (INEA-RJ), técnicos estão circulando por Miracema para produzir o EIA-RIMA (Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto ao Meio Ambiente) do empreendimento. 

Assim, em questionário que vem sendo utilizado para coletar informações dos munícipes constam duas outras propriedades no município que também supostamente poderiam abrigar o pretenso aterro sanitário regional privado: 

1) a propriedade denominada "Prosperidade", em Paraíso do Tobias; e 

2) a propriedade denominada "Morro Azul", na divisa com o município de Palma-MG.

A fazenda Prosperidade que está como opção para abrigar o aterro é parte da antiga Fazenda "Prosperidade", que com os desmembramentos geracionais na família Bastos, passou a pertencer ao sr. Vicente Toscano, que sempre cuidou com muito carinho da sua terra. A sede da antiga fazenda, logo vizinha, pertence ao sr. Plínio Bastos de Barros, na primeira foto, que consta no inventário do INEPAC.

Sobre a fazenda histórica, denominada "Prosperidade", o blogue registrou o inventário feito pelo INEPAC (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural), cujo lançamento foi realizado no dia 09-npv-2009, no Instituto Light no Rio de Janeiro, denominado "INVENTÁRIO DAS FAZENDAS DO VALE DO PARAÍBA FLUMINENSE", que incluiu 8 fazendas de Miracema.

Nesse inventário consta o seguinte:

Fazenda "Prosperidade", fachada principal. 




O inventário das fazendas históricas de Miracema estão no link acima, sobre o nome do trabalho.

Além da fazenda Prosperidade, o distrito de Paraíso do Tobias abriga 3 outras propriedades inventariadas por esse mesmo processo do INEPAC: a Fazenda Santa Inês, a Fazenda Santa Justa e a Fazenda União. O inventário, assim como o tombamento e o registro, são instrumentos de preservação do patrimônio.

É óbvio, que essa contradição seria uma piada, se não fosse instrumento de facilitação da tragédia anunciada, que seria a construção de um aterro sanitário em Miracema para receber resíduos sólidos (lixo) das 13 cidades do noroeste fluminense na localidade do Conde.

O blogue vem registrando as informações que dispõe sobre o tema, essa é tão bizarra, que aproveitamos para divulgar um pouco da vocação do município, que hoje sedia uma regional do INEPAC e é considerada a 4a. cidade do estado em preservação do patrimônio histórico cultural, mas a gestão municipal não respeita ainda o meio ambiente natural, o próprio patrimônio e vocação local, como sequer respeita o interesse público.

2 comentários:

marithscot@hotmail.com disse...

O SUBMUNDO DO ATERRO SANITÁRIO

Já não bastasse a atitude inescrupulosa da escolha de um local como o Sitio Recreio - Conde para escolha de um aterro sanitário o qual tem caracteristicas socioambientais particulares que impedem esse empreendimetno. Agora soma-se a outros dois locais que também possuem caracteristicas improváveis de um empreendimento dessa magnitude.
A Fazenda Prosperidade, pelo que parece, é um dos locais escolhidos pelo dono do aterro. Local esse riquíssimo de qualidades ambientais e patrimônio histórico. Temos ali vizinhos: a Fazenda Santa Ines, Fazenda Santa Justa e a Fazenda União como berços culturis de nossa cidade. Quem em sua sanidade escolhe um local desse para implantar um aterro sanitário e toda sua problemática ambiental? Isso é um assassinato a cultura e ao Meio ambiente de nossa cidade, é apagar e inviabilizar o turismo ecológico e cultural.
Esperançamos quea sociedade miracemense se manifeste com sangue nas veias para que mais esse absurdo não venha ser realizado na nossa princesinha do norte.
Receberemos mais um apelido exdruchulo como: "Miralixo", já na bastava o "Miraconha" e o "Miraína".
Acordem enquanto há tempo! Pois na calada da noite os lobos se organizam para atacar com suas presas e se fartarem ao meio dia. O golpe ta aí, cai quem quer e deixa acontecer!

Unknown disse...

Uma vergonha alheia

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG