Arquivo VAGALUME

terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

GOVERNO DO ESTADO VISTORIA PRÉDIOS TOMBADOS EM PETRÓPOLIS

 

Teatro Dom Pedro 

Em uma ação conjunta, Inepac e Emop-RJ avaliam imóveis históricos para dimensionar os danos causados pelas chuvas

Com a preocupação de preservar o patrimônio material do Rio de Janeiro em Petrópolis, na Região Serrana, o Governo do Estado vem realizando vistorias nos prédios históricos tombados pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac). A ação conjunta entre Inepac e a Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (Emop-RJ), que teve prosseguimento nesta segunda-feira (21/02), faz avaliação dos imóveis para dimensionar os danos causados pelas fortes chuvas que atingiram a cidade.

- É nosso dever reconstruir o que foi danificado em Petrópolis. E o patrimônio público não pode ficar de fora. É a nossa história - declarou o governador Cláudio Castro.

Diretora do Inepac, Ana Cristina Carvalho explicou que Petrópolis é o município com mais bens móveis tombados pelo Instituto.

- Desde que o temporal diminuiu, nosso Escritório Técnico se mobilizou para começar o levantamento nas áreas mais afetadas - disse Ana Cristina.

A visita desta segunda-feira passou pelos reservatórios fluviais da companhia Águas do Imperador, que não foram prejudicados pelas chuvas, por algumas casas com fachadas tombadas, pelo Theatro D. Pedro e o Cine Petrópolis, que foram invadidos pela lama.

- O Governo do Estado está se mobilizando com todos os seus setores, seja o Inepac, a Emop ou mesmo o DER-RJ, para estabilizar o que está instável. Após a avaliação inicial, faremos um monitoramento e uma vistoria mais detalhada para termos diagnóstico mais preciso do que será necessário restaurar - contou Patrícia Hugueney, chefe do Escritório Técnico Regional Serrana do Inepac.

Não houve imóveis tombados pelo Inepac que vieram abaixo. O caso mais grave aponta para uma ponte próxima ao Palácio de Cristal, que perdeu o seu guarda-corpo e precisará ser reconstruído. O Inepac faz o diagnóstico dos imóveis afetados e de possíveis áreas de risco, assessorando os responsáveis pelos imóveis nas obras que serão necessárias.

A Emop-RJ colocou arquitetos da empresa à disposição da ação conjunta com o Inepac. Foram enviados ainda quatro engenheiros de geotécnica da empresa, para levantamento técnico de áreas de riscos na cidade.



--

Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG