Arquivo VAGALUME

sexta-feira, 29 de abril de 2022

É HOJE, PESQUISADOR MIRACEMENSE NO GLOBO REPÓRTER - SERRA DA CANASTRA




#ProexEmAção divulga que O Programa Globo Repórter desta sexta-feira (29/04) abordará o Parque Nacional da Serra da Canastra, no estado de Minas Gerais, e contará com a participação do Projeto de Extensão da Universidade Federal Fluminense, Fauna Brasil – UFF. A ação extensionista traça no programa um panorama histórico desde o século XIX, quando, por ocasião da abertura dos Portos, inicia-se a chegada de pesquisadores e naturalistas europeus, entre eles o botânico francês Auguste de Saint-Hilaire.
O Projeto Fauna Brasil – UFF, coordenado pelo Prof. Sávio Freire Bruno com a colaboração de alunos de diversos cursos da UFF, como os Cursos de Medicina Veterinária, Ciências Biológicas e Ciência Ambiental, produz inúmeras séries, entre elas a Série “Naturalistas”, que produziu em 2019 um documentário chamado Saint-Hilaire e a Serra da Canastra”, com a participação do professores Antonio Serra, Wilson Paraná, Eduardo Sánchez e
equipe extensionista. O Prof. Sávio, que atua também como Conselheiro Consultivo desse Parque Nacional e nas ações de Manejo Integrado do Fogo (MIF), desenvolve pesquisas sobre espécies ameaçadas de extinção com ênfase no pato- mergulhão, oficialmente símbolo da conservação das águas brasileiras;
também abordará no programa outras espécies que estuda, tais como o lobo-guará e o tamanduá-bandeira. O rico material audiovisual produzido pelo pesquisador no Parque Nacional da Serra da Canastra será exibido, de forma inédita, no episódio do Globo Repórter. Para além do apanhado histórico das pesquisas apresentadas no Programa, o episódio ressalta a importância da ciência para a conservação da biodiversidade do Cerrado brasileiro, bem como de outros biomas, e para o desenvolvimento sustentável do país. Mais informações sobre o Projeto Fauna Brasil - UFF estão disponíveis nas mídias socias da ação, voltadas para a divulgação científica da biodiversidade nacional, (Youtube, Instagram, Facebook e no TikTok), acessando o faunabrasil.uff.
O Globo Repórter vai ao ar após a exibição do capítulo da novela Pantanal, e também estará disponível no aplicativo Globo Play.
O Professor Sávio Freire Bruno é miracemense e muito orgulha seus conterrâneos.

Da página da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal Fluminense.

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG