Arquivo VAGALUME

domingo, 17 de julho de 2022

MIRACEMA: CAMPOS DE AVIAÇÃO - HISTÓRIA, SONHOS, RETROCESSOS E DESILUSÕES (II)

Localização do Campo de Aviação Comandante Nilson Rodrigues Moreira, segundo aeródromo de Miracema-RJ, existente. Mapa gerado no Waze.

A prosa no Facebook se estendeu...

Assim como eu, muitos não conheceram essa época áurea do primeiro campo de aviação de Miracema, lá no Alto do Cruzeiro. Convivi bastante na área, quando criança, mas só me lembro do local com o hangar, crianças jogando bola, pessoas aprendendo a dirigir, pouso de alguns aviões esporádicos para chegada de autoridades, também aviões da "Esquadria da Fumaça", que faziam espetáculos de fumaça no céu, por ocasião das antigas e grandiosas Exposições Agropecuárias da cidade. Lembro-me também de alguma reunião política no hangar, mas é uma lembrança longínqua, sem detalhes.

Outros contemporâneos meus lembram de ter jogado bola no local. Jairo De Sá Bocafoli refere-se ao local como "Àrea de lazer de nossa época. Futebol, pipa, pião, bola de gude etc".

José Renato Oliveira, filho da nossa querida Rute e do saudoso Neném Padeiro, diz se lembrar muito bem "deste hangar, aí, ao lado dele tinha uma bica pra comunidade ... pegar água era um Deus nos acuda com filas enormes".

Wesley Guedes, lembra que seu avô, Sr. José Guedes, "era o guarda campo e atleta, gostava de uma corrida. Meu avô dava a vida por esse campo! Moramos até hoje atrás dele, hoje é o CRAS, da assistência social".

Cláudio Poly nos conta que voou "muito no Teco teco e no Cessna (sic). O político Luís Paulo inaugurou o outro Campo de Aviação com o nome de Nilson Moreira, mas não deu em nada". Ele se refere ao segundo Campo de Aviação da cidade, Campo de Aviação Comandante Nilson Rodrigues Moreira, ainda existente.

Paulo Victor Barros, faz um desabafo:

Foto de 2017, divulgada no blogue da Defesa Civil de Miracema da época.
Esse aeródromo representa a cultura aeronáutica que Miracema teve no passado e acintosamente deixaram acabar. No início da década de 90, no governo Brizola, começou-se a construção de um Colégio (vulgo brizolão) na cabeceira deste aeródromo. Razão pela qual a mesma foi interditada, na época pelo DAC, e dado um prazo para o município arrumar uma outra aérea para transferência do aeródromo. Atendendo a solicitação do DAC e preocupado com o fato de Miracema ter perdido um ponto importante de sua história, o Prefeito Ivani Samel encontrou a área encima do campestre e a escolheu para ser o novo aeródromo (sic). Diante disso, através do decreto 310 de 1993, a citada área foi desapropriada e os ex-proprietários indenizados com dinheiro público, para que se pudesse dar sequência no processo de transferência do aeródromo. Entretanto logo em seguida, chegou o final da gestão do então prefeito ivany Salmel e as gestões posteriores foram protelando, procrastinando em dar a destinação correta ao local. Em 2017, quando o atual prefeito foi eleito, eu me reuni com ele em seu gabinete para falarmos da importância de se dar o destino a área. Foram colocadas placas pela prefeitura no local informando a população que a área seria reformada. Foi passado a máquina na pista que estava impraticável. Na exposição agropecuária de 2018 eu organizei um encontro de ultraleves no local. Vieram mais de 20 aviões. Pilotos de Minas gerais, são paulo , Espiríto Santo etc. Tudo parecia que ia fluir. Mas nada efetivamente foi feito. Agora com a instalação do aterro sanitário, a prefeitura estranhamente se manifestou dizendo que Miracema não tem uma área para aeródromo [sic]. [...]É muito triste ver uma coisa assim acontecer e tenho a esperança que no futuro com outras "cabeças" na gestão municipal as coisas possam ser melhor aproveitadas. Enfim, é um desabafo que fiz aqui de um munícipe advogado e piloto que ama a minha terra Miracema.

4 comentários:

Anônimo disse...

Para nós entendemos o que aconteceu de fato com os "aero clubes" e/ou Campos de aviação devemos nos debruçar no pq foram "abandonados e posteriormente desativados". A guisa das questões locais, esse processo também deve ser analisado tendo num contexto mais amplo. Para quem tem interesse no tema cabe uma pesquisa sobre as irregularidades do aeroclube de Nova Iguaçu.

AngelMira disse...

Apesar de anônimo, agradecemos o comentário. Sim, toda essa questão tem contextos mais amplos. Por ora, nosso objetivo é entender, algumas facetas locais, registrar depoimentos de pessoas, buscar explicação para que o governo local ignore o interesse no aeródromo local, o segundo, registrado no PAERJ. Tudo por defender a instalação de um aterro sanitário regional em área inadequada sob vários ângulos. A ponto de abrir mão de planos de longo prazo e de extrema utilidade coletiva.

Anônimo disse...

Tudo pode ser explicado conforme os interesses particulares nos lucros que também particulares pretendem obter, com o tal Aterro Sanitário. Cifras milionárias são enxergadas por esses, ignorando, obviamente, o passivo ambiental que irão deixar como
"prêmio ", para a população de Miracema, para o todo e sempre ! A ganância desmedida fala mais alto que a coerência e o bom senso.

AngelMira disse...

Infelizmente, existe sério conflito entre o interesse público e o privado.

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG