Arquivo VAGALUME

sexta-feira, 1 de julho de 2022

NECESSIDADE DE SINALIZAÇÃO NAS ESTRADAS PARA A PROTEÇÃO DE ANIMAIS SILVESTRES

Primeira foto, onça parda, divulgada na imprensa. Segunda foto, lobo guará. Divulgadas por Hélcio Menezes no facebook.

Circulou pelas redes sociais ontem, fotos e vídeos de uma filhote de onça parda (Puma concolor) morta na divisa entre os municípios de Miracema e Santo Antônio de Pádua, na RJ 116, próximo à pedreira. O animal morreu após ser atropelado, conforme o noticiário.

Ontem mencionei nas redes sociais sobre a necessidade de sinalização, como ocorre na Serra dos Órgãos, onde existem placas alertando os motoristas sobre animais silvestres atravessando a pista, o que nunca vi na região noroeste.

Hélcio Menezes, que é um observador da fauna da região, divulgou hoje sobre essa necessidade, 
Em 30/06/22 a onça-parda da foto morreu atropelada na estrada Miracema-Pádua, altura da divisa. Em 03/09/20 o lobo-guará da foto teve o mesmo destino no mesmo trecho da estrada. O local necessita de placa de advertência de animais silvestres na pista. Alô órgão do governo responsável por tal sinalização?

Menezes vem alertando faz tempo, sobre a necessidade sinalização, com vários registros de animais atropelados. Veja aqui. 

É importante destacar que essa não é a primeira morte de animal silvestre por atropelamento, nem será a última, se medidas não forem tomadas pelas autoridades responsáveis.

Segundo divulgou o Noticiário Paduano, a onça-parda atropelada na estrada Pádua/Miracema passará pela UFF de Pádua para estudos.  O animal foi recolhido pela Defesa Civil de Miracema à pedido do Parque Estadual do Desengano, sede em Santa Maria Madalena, para ser realizado o procedimento de taxidermia com o objetivo preservação à fins de estudos. Mas antes de ir para o parque do Desengano, a pedido da professora Nicole Brand Ederli, a Guarda Ambiental de Pádua conseguiu autorização para que o animal seja levado para a UFF de Pádua, onde a professora fará a necropsia e estudará parasitas encontrados no animal.

O vídeo a seguir, que foi recomendado pelo miracemense e biólogo, um dos responsáveis pelo Projeto Fauna Brasil- UFF, Sávio Freire Bruno, dá uma real dimensão do problema. O vídeo é de 2017, esse panorama aumentou...


Assim, o blogue deixa aqui o apelo para as autoridades de Miracema e Santo Antônio de Pádua, de forma que a sinalização seja realizada o quanto antes. Sobretudo nas áreas de Unidade de Conservação, onde o número de animais costuma ser maior.

3 comentários:

Anônimo disse...

A quantidade de animais silvestres atropelafos em Miracema não é pequena, visto a página do blogue Miracema.RJ dedicada a estes atropelamentos: https://miracemaestadodorj.blogspot.com/p/demais-animais-da-fauna-5.html?m=1

Anônimo disse...

A quantidade de animais silvestres atropelafos em Miracema não é pequena, visto a página do blogue Miracema.RJ dedicada a estes atropelamentos: https://miracemaestadodorj.blogspot.com/p/demais-animais-da-fauna-5.html?m=1

AngelMira disse...

Inclui essa observação no texto.

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG