Arquivo VAGALUME

segunda-feira, 25 de julho de 2022

"O LUGAR DA FAVELA COMO PATRIMÔNIO NO MUNICÍPIO DE MIRACEMA/RJ"


Talise LimaVenâncio e Aline Dos Santos Portilho são autoras do artigo "O Lugar da Favela como Patrimônio no Município de Miracema/RJ", publicado na revista Periferia, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, em 2020.

O artigo tem o objetivo de refletir sobre a constituição da favela como patrimônio e paisagem cultural na cidade de Miracema. Apresenta a diversidade cultural imaterial e as expressões das comunidades locais, que são reproduzidas materialmente nos bairros destacados para análise. Evidencia sistemas sociais excludentes, tensões, preconceitos, contradições sociais, criminalidade e violência, que contribuem para a construção de um estereótipo negativo, dificultando o reconhecimento de seus atributos culturais, sociais e históricos. Disserta também sobre a introdução da legislação de patrimônios culturais e a patrimonialização da favela no Brasil. Além disso, discute sobre os instrumentos de planejamento territorial em Miracema, analisando não só a sua aplicabilidade na infraestrutura urbana, mas também na minimização da segregação socioespacial nestes lugares.

Referência:
VENÂNCIO, Talise Lima; PORTILHO, Aline ds Santos. O Lugar da Favela como Patrimônio no Município de Miracema/RJ. Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Periferia, vol. 12, núm. 2, pp. 156-182, 2020. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/5521/552164485007/movil/ . Acesso em: 25-jul-2022.

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG