Arquivo VAGALUME

sexta-feira, 9 de setembro de 2022

Cidennf e Emater realizam evento para o desenvolvimento do café no interior do Estado do Rio

 


Com objetivo de reunir os cafeicultores e mostrar a variedade e a qualidade dos cafés produzidos na região, será realizada nesta sexta-feira (09) e sábado (10), a 2ª Mostra dos Cafés Especiais do Alto Noroeste. O evento, que é uma realização do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf), junto com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-Rio), acontecerá durante o Festival de Chorinho e Sanfona de Rosal, em Bom Jesus do Itabapoana,

Sessenta e um cafeicultores das categorias “Via Úmida” e “Via Seca” foram inscritos, destes, seis foram selecionados para participarem do evento. A comissão julgadora dos cafés será composta por participantes do evento e do júri técnico, que vão degustar o café sem a devida identificação, para que possam tomar notas e escolher o seu preferido. Para cada categoria será eleito um café, que receberá premiação, troféu, certificado e um laudo sensorial emitido pelo júri técnico.

— Evento como este valoriza os cafés de alta qualidade, evidencia o potencial do agricultor e incentiva a continuidade da busca da excelência na produção. Cada vez mais, esses profissionais do campo precisam desse tipo de espaço, pois faz com que transmitam conhecimentos sobre a produção, além de despertar a curiosidade e o interesse dos consumidores. Afinal, o café é um produto que faz parte da cultura brasileira e é referência na agricultura do Noroeste Fluminense — destacou Vinicius Viana, secretário executivo do Cidennf.

A mostra visa identificar, conhecer e promover os agricultores que produzem café arábica de qualidade, com o intuito de fortalecer e valorizar a cafeicultura do Alto Noroeste Fluminense. Segundo a Luiza Junger, supervisora local da Emater-Rio, o evento incentiva a adesão à produção de cafés de qualidade, em função da agregação de valor a ser obtida pela qualidade do produto, permitindo a conquista de novos mercados e, consequentemente, a sustentabilidade da cadeia produtiva.

— A 2ª mostra de cafés especiais do alto noroeste do Rio de Janeiro é uma continuidade do trabalho desenvolvido na cafeicultura nos municípios de Bom Jesus do Itabapoana, Porciúncula e Varre-Sai nos últimos anos. A mostra é uma oportunidade para que os produtores possam expor o resultado de seu trabalho, alcançando melhores mercados — Luisa Junger, supervisora local da Emater-Rio.

A 2ª Mostra dos Cafés Especiais do Alto Noroeste é uma promoção do Cidennf e a Emater-Rio, com apoio da Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Itabapoana, da Prefeitura Municipal de Porciúncula, da Prefeitura Municipal de Varre-Sai, do IFF campus-Bom Jesus do Itabapoana, da AL Qualis Jr., do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural, do SEBRAE-RJ e da Cooperativa de Produtores de Café do Noroeste Fluminense.

Por Thaisa Barreto, Ascom Cidennf

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG