Arquivo VAGALUME

quinta-feira, 8 de setembro de 2022

"DR. SYLVIO DE CAMPOS FREIRE – UMA SÍNTESE DE SUA VIDA E OBRA"

“Médico e educador foi um dos homens que mais serviços teriam prestado ao Estado do Rio”... (Do Congresso Nacional, publicado no D.O. de 04 de setembro de 1981).


Um Miracemense com muito orgulho: Dr. Sylvio de Campos Freire – Uma síntese de sua vida e obra

Sylvio de Campos Freire, filho de Collecto da Silva Freire Junior e Honestalda de Campos Freire, nasceu em 13 de março de 1895, na Fazenda Paraíso no antigo município de Cantagalo, região hoje pertencente ao município de São Sebastião do Alto, RJ.

Fez seus primeiros estudos no Colégio Brasil, ainda em Cordeiro, seguindo com o referido Colégio para Niterói, onde prosseguiu os estudos já em grau médio, com exames parcelados no Colégio Pedro II na cidade do Rio de Janeiro. Nessa época, já exercia o magistério no próprio Colégio Brasil.

Em 1919, ingressou na Faculdade Nacional de Medicina (hoje integrante da UFRJ), onde fez todo o curso com o maior brilhantismo. Neste período, para garantir todo o seu tempo de estudos, trabalhava às noites nos Correios de Niterói, onde havia sido aprovado, também por concurso.

Formado em 1924, defendeu Tese de sua autoria aprovada com distinção, obtendo o grau de Doutor em Medicina.

Exerceu a Medicina em Niterói, sendo nomeado médico do então “Hospital Municipal São João Batista”.

Dr. Sylvio Freire e família em sua primeira residência em Miracema, ao lado de sua farmácia e consultório médico, na Rua Dr. Monteiro, em 1938.

A seguir, em 1926, resolveu transferir-se para o norte do Estado (Miracema), onde exerceu por 36 (trinta e seis) anos a Medicina e o Magistério. Fundou à rua Dr. Monteiro e em um único e estreito prédio, uma farmácia e um consultório, morando ao lado, com sua família. Assim, atuava na Medicina tanto em seu consultório, como no Hospital de Miracema.

Hospital de Miracema. Dr. Sylvio Freire acompanhado das Irmãs de Caridade, amigos e familiares. Data não definida. 

Da direita para a esquerda: Evandro Freire, Ligia Campos, Sylthes Freire, Myrthes Freire, Dulce Lengruber e Sylvio Freire. Hospital de Miracema, 1937.

Professor e médico do antigo Ginásio de Miracema, tornou-se seu diretor proprietário de 1941 a 1961.

Nesse período, transformou o Ginásio em Colégio Miracemense e adaptou o antigo Curso Normal à nova legislação.

Preparação para a passeata de 7 de Setembro. Colégio Miracemense, 1942.


Ampliou grandemente a parte física do Estabelecimento de Ensino, construindo novos pavilhões com auditório, salas de aula, galpões e outras dependências.

Instalou os Laboratórios de Física, Química e Biologia, criando em 1941, os cursos Colegiais clássico e científico e, logo a seguir, a Escola Técnica de Comércio e Contabilidade.

Simultaneamente, ia ampliando e melhorando os Corpos Docente e Administrativo da Instituição, proporcionando a seus alunos oportunidades de se desenvolverem integralmente nos planos físico, intelectual, moral, cívico e religioso.

Desfile do Colégio Miracemense, 1950. Ao centro, a filha Sylthes Freire.

Tiveram destaque nessa fase, aspectos literários, artísticos e esportivos desenvolvidos através do “Grêmio Litero-Esportivo Ruy Barbosa” que promovia, com os decisivos incentivos do Diretor do Estabelecimento, importantes atividades, tais como: jornal, teatro, maratonas, coral, competições esportivas e outras, desenvolvendo um programa de intercâmbio cultural e esportivo com renomadas instituições educacionais de nosso Estado e outros. Havia núcleos, como o de basquete, vôlei e outros esportes que representavam Miracema, com destaque, nos famosos campeonatos estaduais. Dr. Sylvio também foi o responsável pelas primeiras transmissões de rádio em Miracema, feito que repercutiu, como tantos, até os tempos atuais.

Com visitantes no Colégio Miracemense. Da direita para a esquerda: Prof. Paulo Almeida Campos, Sr. Luiz Moleterno, Sr. Altivo Linhares, Dr. Sylvio Freire. Myrthes Freire acompanhada de mais dois visitantes ilustres. Data não definida.


Com raízes no interior, em região agrícola, Dr. Sylvio Freire compreendia as dificuldades que, na época, encontravam os estudantes das primeiras séries primárias que pretendiam prosseguir seus estudos.

Por isso, estimulou a criação de várias Escolas de nível médio em muitos outros municípios e criou e dirigiu outras tantas, tais como:

- Iniciador, primeiro Diretor e orientador do Ginásio de Itaocara de 1948 a 1950.

- Fundador e Diretor do Colégio Cordeirense e da Escola Normal, de 1951 a 1957.

- Fundador e Diretor do Ginásio Santa Maria Madalena de 1952 a 1969, período em que criou a Escola Normal (1956) e a Escola Técnica de Comércio e Contabilidade (1960).

Todas as citadas Instituições educacionais prestaram e prestam ainda relevantes serviços às comunidades onde se acham inseridas. Em todas, a partir do Colégio Miracemense, o Professor Sylvio Freire proporcionou ensino gratuito a inúmeros alunos de menor poder econômico.

Dotado de grandes qualidades de ordem intelectual, moral e espiritual, coadjuvado por sua equipe de trabalho, soube conduzir eficientemente milhares de jovens que passaram pelas referidas Instituições e que hoje se destacam brilhantemente em vários setores da atividade, dando valiosas colaborações às profissões que abraçaram.

Dr. Sylvio de Campos Freire foi contemplado com vários títulos honoríficos entre os quais se destacava o de “Cidadão de Miracema”, do qual muito se orgulhava.

Sylvio e Myrthes Freire. Colégio Miracemense, 1942.


Foi casado com a professora Myrthes Costa Freire que foi também sua dedicada colaboradora na grande obra educacional realizada através de mais de 40 (quarenta) anos.

Deixou dois filhos: a Professora Sylthes Maria da Silva Freire Bruno e o Dr. Evandro Costa da Silva Freire, médico e Professor da Faculdade de Medicina da UFRJ (falecido mais recentemente).

Faleceu em Miracema em 21 de agosto de 1981.

Milhares de amigos, ex-alunos e antigos clientes prantearam sua morte e guardam profundo respeito à sua memória.

Por essa ocasião, foi apresentada Moção de profundo pesar pelo desaparecimento do emérito médico e educador fluminense para constar em Ata, na Assembleia Legislativa do Estado e feito o seu necrológio no Congresso Nacional, publicado no D.O. de 04 de setembro de 1981. Deste último, destaca-se o seguinte:

“Médico e educador foi um dos homens que mais serviços teriam prestado ao Estado do Rio".

Era um educador que amava seus alunos, que colocava alma, nervos, coração e sangue na educação. Sentia-se alegre com o triunfo do aluno, acompanhava os passos de todos os alunos, estava sempre a exaltá-los, a revivê-los e a relembrá-los”.


Texto elaborado por sua esposa, professora Myrthes Freire, na década de 80. Transcrito por Sávio Freire Bruno, abril de 2014. Em itálico, os acréscimos.

A blogueira marcou em negrito o trecho que trata de sua atividade educacional, sobretudo pelo Centenário do Colégio Miracemense neste ano de 2022.

Agradecimento do blogue ao amigo Sávio pela confiança, com os perdões de toda família pelo atraso na postagem. Talvez tenha sido o centenário que tenha provocado deslize.

LEIA TAMBÉM:

2 comentários:

Anônimo disse...

Dr. Sylvio, fez história! Já ouvia quando jovem em Miracema. Parabéns a todos pela bela matéria!

AngelMira disse...

Anônimo,obrigada pela mensagem!

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG