Arquivo VAGALUME

quinta-feira, 8 de setembro de 2022

E O DINHEIRO DA CEDAE, HEM?

Ilustração do Observatório dos Direitos à Água e Saneamento

 Deu na CBN:

Ceperj recebeu R$ 193 milhões de verbas do leilão da Cedae

Uma reportagem do jornal O Globo traz a informação de que a Ceperj fez cerca de 43% de todos os seus pagamentos em 2022 com dinheiro da Cedae. A agência do Bradesco no Centro de Campos dos Goytacazes é o local onde mais aconteceram saques de pagamentos pagos pela Ceperj. No último dia 7 de julho, numa planilha entregue pelo Bradesco ao Ministério Público do Rio, mostra que foram realizadas 505 transações dessa 'folha secreta' durante as seis horas de expediente bancário – o que dá uma média de uma retirada a cada 43 segundos.

O blogue divulga essa informação e faz um alerta aos leitores vagalumes, cidadãos fluminenses: o seu município recebeu dinheiro da privatização da CEDAE? Se positivo, onde foi aplicado? 

O controle social da administração pública é fundamental, sobretudo quando nos deparamos com escândalos como esse da CEPERJ. O principal deputado envolvido nesse escândalo de fantasmas do CEPERJ está por ai, livre, leve e solto, estampado em santinhos e movimentando sua campanha eleitoral, amigo do rei, homem de confiança do governador.

Os recursos provenientes da privatização da CEDAE, evento que o tempo mostrará se foi benéfico à sociedade ou não, não gozam de grande controle, têm uso discricionário. No máximo os Legislativos municipais aprovam cláusulas genéricas, em lei que autoriza o uso pela administração pública. Nesse contexto, é fundamental que o cidadão conheça seu direito ao controle social, de exigir transparência no uso dos recursos e também o direito à informação.

Solicite ao Executivo da sua cidade informações sobre a aplicação dos recursos da CEDAE, se não responderem denuncie ao Ministério Público!

Se o governador que tem várias lupas voltadas sobre ele está sendo acusado de mau uso do recurso, o que dirá o prefeito da sua cidade? Você pode saber...

Depois não adianta reclamar do mau uso do dinheiro público!

As universidades e/ou faculdades locais poderiam incluir esse controle em suas unidades de pesquisa, seria um grande serviço à sociedade na qual estão inseridas.

Fique de olho! 

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG