O município de Miracema, em menos de três meses da nova administração, tornou-se referência na coleta seletiva de lixo urbano. O trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente é destaque em todo o noroeste fluminense.
O prefeito Juedyr Orsay (PR), em conjunto com seu secretario Emerson Luiz Pereira, implantou um novo sistema de trabalho, onde a destinação final dos resíduos sólidos não é mais o lixão na extinta UTIL (Usina de Tratamento Intensivo do Lixo).
Visita de Josias Quinta à UTIL, prefeito da vizinha cidade de Santo Antônio de Pádua |
O lixo coletado na sede do município e distritos é levado por caminhões para a antiga UTIL e lá é feita a separação de todo o material. Por dia, cerca de 22 toneladas de lixo são recolhidas na cidade e o trabalho de reciclagem é feito por cerca de 20 funcionários.
Logo após o fechamento da usina tudo o que era recolhido estava sendo jogado no antigo aterro controlado sem nenhum tratamento. Em 2009 a antiga administração contratou uma empresa para solucionar o problema, o que não ocorreu.
A empresa contatada pelo município não fazia a separação correta do lixo. Além disso, os funcionários não dispunham dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individuais) e ao final de 2012, não tiveram seus direitos trabalhistas pagos, situação bem diferente da atual, onde os mesmos recebem, além de seu salário e 20% de todo o material vendido é agregado a seus salários. Os funcionários recebem ainda café da manhã, almoço e lanche durante sua jornada de trabalho.
Já nos primeiros dias do novo governo, foi celebrado um contrato emergencial com uma nova empresa que é responsável pela coleta, reciclagem e destinação final dos resíduos sólidos. Tudo que não é aproveitado, ao final do dia, é retirado e encaminhado para um aterro sanitário fora de Miracema. Hoje, cerca de 25% do lixo urbano é aproveitado. A meta é aumentar o percentual de aproveitamento com a instalação de mais uma esteira e contratação de mais funcionários.
Em recente reunião, realizada no município de Itaocara, em que estavam presentes vários prefeitos da região, o vice-prefeito Raphael Moreira, o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Emerson Pereira e representando a Secretaria de Estado de Ambiente, Victor Zveibil, superintendente de políticas de saneamento.
Miracema recebeu elogios e a notícia de que terá um aumento no repasse do ICMS Verde e sua antecipação, e é o primeiro município do noroeste fluminense a cumprir o prazo que estabelece até o final de 2014 para a destinação ecologicamente correta do lixo.
O prefeito Juedyr Orsay disse que pretende em breve, instalar a Secretaria de Meio Ambiente nas dependências da antiga UTIL e transformar o local onde era depositado todo o lixo em um horto municipal.
Recentemente o prefeito de Santo Antônio de Pádua, Josias Quintal, visitou as instalações da antiga usina e disse que Miracema está de parabéns e que espera desenvolver o mesmo trabalho em seu município.
Publicação: 18/03/2013 :: 16:43 :: Fonte: Ascom Miracema
Parabens Prefeito! Estão limpando a AREA, que ficou abandonada muito tempo.
ResponderExcluirEstar bem diferente de OUTRORA.
ResponderExcluirA Secretaria de Meio Ambiente está fazendo um trabalho muito bom mesmo e sou testemunha.
ResponderExcluirA Equipe está bem " afinada ", trabalhando muito e rápido.
Conversei com o Secretário Emerson e gostei de ver seu entusiasmo com os Projetos em andamento e a organização já conseguida dos documentos.
O Sec. Emerson ouviu minha solicitação e chamou Sra. Janine Linhares para dar continuidade à documentação a ser feita e encaminhada ( chegara um pessoal de fora para atender ). Fui atendida com muita atenção e competência mais uma vez por ela.
O Horto já está com novas mudas.
Vamos torcer para que continuem tendo toda a atenção tanto do Governo Estadual quanto Municipal, para que o trabalho siga em frente como tem ido até agora.
Abraços,
Rachel Bruno