Arquivo VAGALUME

segunda-feira, 20 de julho de 2009

MIRACEMA É DESTAQUE NA PRESERVAÇÃO DE SEU CENTRO HISTÓRICO

Ginásio do Colégio Miracemense




O município de Miracema, no noroeste fluminense, é um dos poucos municípios que preservou seu centro histórico. Com um rico casario, que marca o apogeu do ciclo do café, praças, calçamento e arborização singulares, o município largou na frente no quesito preservação de seu patrimônio, quando iniciou os trabalhos de tombamentos, ainda na década de 80, do século passado.


Há um grande esforço no Brasil e nos Estados para alavancar a indústria do turismo e criar formas mais sustentáveis de desenvolvimento para os quatro cantos de nosso imenso país. Parte dessa proposta é o resgate da memória e da história das cidades, com a preservação do berço dessas cidades, que são seus centros históricos. Talvez a tarefa se torne mais árdua, por falta de esclarecimento e de preservação que muitas cidades herdaram de gestores do passado.


Felizmente, esse não é o caso da pequena e pacata "Princesinha do Norte Fluminense", que honra seu título com uma beleza que lhe é peculiar. Através de seu centro histórico, a população e os visitantes usufruem de um agradável ambiente, que além de bonito, é uma história viva que marca a peculiaridade de seu povoamento. As primeiras ruas, o calçamento em paralelepípedos e vários eventos ocorridos naquele local, principalmente na Rua Direita, dão vida e mantêm na memória uma história de lutas.

O traçado das ruas, a arborização (que é rara na maioria das cidades), a arquitetura herdada dos imigrantes italianos, com traços únicos e exclusivos, contam parte dessa história que se iniciou na primeira metade do século XIX. Num local que era habitado pelos índios puris. Somam-se ainda as inúmeras manifestações artísticas e culturais que a cidade ainda preserva como: o caxambu, as folias de reis, o boi pintadinho, a centenária Banda de Música da Sociedade Musical Sete de Setembro, que recentemente recebeu o prêmio de Patrimônio do Estado do RJ, os inúmeros talentos musicais e artísticos existentes.


Temos ouvido muitas bobagens por aí, de pessoas mal intencionadas e que se utilizam de argumentos distorcidos da realidade dos TOMBAMENTOS para ludibriarem os mais desavisados. Por isso, achamos de muita valia a entrevista realizada na Rádio Princesinha do Norte, rádio comunitária local, no programa do Legislativo do dia 10 de julho com duas representantes técnicas do INEPAC-RJ, que representam uma visão APOLÍTICA sobre o tema, mas sobretudo de preservação do patrimônio cultural, por sua importância que transcende a aspectos político-partidários e provincianos. Esse tombamento é mais uma prova de que a importância desse centro histórico não se limita ao espaço municipal, mas é a preservação da memória de um Estado, de uma região, de um país e de um povo.

Ouça aqui, no blog local, que divulgou o áudio da entrevista com a Diretora Geral do Inepac, Sra. Maria Regina Pontin de Mattos e a assessora técnica do órgão, Sra. Dina Lerner, que estiveram em Miracema para tratar do tombamento estadual, que foi decretado no mês de março de 2009 e assinado pelo Governador do Estado do RJ.

Por Angeline Coimbra

6 comentários:

Unknown disse...

Parabéns pelo blog e obrigada pelas notícias divulgadas. Nós aqui do INEPAC, agradecemos muito que vocês se utilizem deste espaço para divulgar o trabalho que vem sendo construído há tempos pelo órgão estadual de patrimônio, e cujo único objetivo é contribuir para preservar um pouco de nossa memória social e coletiva, materializada na paisagem cultural edificada dos núcleos urbanos que deram origem as nossas cidades. É extremamente importante que as pessoas comecem a compreender corretamente o significado da palavra "tombamento". No caso do tombamento do centro histórico de Miracema, nada mais é do que a tentativa de estabelecer "regras" de crescimento e desenvolvimento e, portanto, de "progresso", de forma equilibrada e respeitosa com a cidade que herdamos de nossos antepassados. É, sim, um desafio para todos se modernizar e pretender progredir sem que este progresso signfique a perda da identidade cultural do miracemense, como tem ocorrido muito frequentemente em diversas outras cidades fluminenses.É muito importante divulgar a experiência de outras tantas cidades, que se utilizam da preservação de seu patrimônio construído para fomentar o desenvolvimento economico, turístico e cultural local, valorizando-se e distinguindo-se dentre tantas outras,tornando-se especial e única.Peço que divulguem o nosso site www.inepac.rj.gov.br de forma que mais pessoas possam consultá-lo e tirar dúvidas quanto ao nosso trabalho. Saudações, arquiteta Dina Lerner, DPCN/INEPAC.

Blog "O Vagalume" disse...

Sra. Regina Lerner:

O Blog "O Vagalume" é que agradece sua participação e a grande contribuição e participação do INEPAC na preservação de nosso Centro Histórico.
Sabemos da dificuldade que é lidar com um tema tão pouco divulgado, tão pouco explorado e tão pouco ensinado nas escolas. Cremos que por meio da educação patrimonial, as forças poderão ser maiores e o futuro promissor.
Grande parte da população de Miracema se orgulha do trabalho de preservação da nossa cidade, que agora também foi reconhecido pelo Estado através do tombamento estadual de seu Centro Histórico.
Somos gratos por isso e sabemos que requereu um amplo trabalho de inventário e conhecimento técnico para que essa decisão se concretizasse.
Torcemos para que a sociedade miracemense saiba valorizar e aproveitar esse "empurrão" fazendo de nossa terra um dos lugares mais queridos e desejados pelo turista, que poderá agregar novas formas de desenvolvimento econômico e inclusão social na cidade.

Abçs

Angeline Coimbra
Adm. do Blog "O Vagalume"

Miguel Angelo Filho disse...

Paabéns pelo seu blog ANGELINE, pela divulgação somente de coisas boas, inclusive sobre esses últimos anos que o ex-prefeito de Miracema alavancou o assunto citado neste tópico. O Homem público no meu ponto de vista, deixa de ser Homem público, quando vira homem político. Os que mais desagradam no geral, são os que mais fazem geralmente. Esse blog tenho percebido, está se saindo bem melhor que uns daqui, que só pensam politicamente.

AngelMira disse...

Olá, Mano Véio!
Vc por aqui?
Até que enfim descobriu o NOSSO blog...hehehe
Mas, é isso, o nosso blog é um espaço independente, onde expomos o que sentimos e pensamos. Claro, com responsabilidade.
Temos ainda 3 colaboradores vagalumes e vários leitores vagalumes atentos.
O espaço é aberto a quem queira se manifestar.

Participe sempre, é bom vê-lo por aqui.

Bjs

Angeline

Pesquisadora Nilza Cantoni disse...

Muito boa a matéria, Angeline. Ouvi também a entrevista e fiquei com uma pontinha de inveja. Há um grupo em Leopoldina que vem lutando pela preservação do patrimônio histórico da cidade, mas ainda não contam com um suporte como vocês, aí de Miracema.

Blog "O Vagalume" disse...

Cara Nilza Cantoni:

O estado é outro, mas vejo que em MG não seja muito diferente, talvez conte c maior apoio da sociedade .

Sucesso!

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG