Arquivo VAGALUME

domingo, 1 de janeiro de 2012

O NOROESTE E A PREVISÃO METEREOLÓGICA

O jornal O Globo acaba de divulgar na internet matéria sobre o alerta máximo em Nova Friburgo. "Secretário estadual, coronel Sérgio Simões [defesa civil], está a caminho do município. Sirenes já foram ligadas para moradores de áreas de risco saírem de casa."
De acordo com informações da Defesa Civil de Friburgo, por volta das 17h deste domingo (1º) faltava cerca de um metro para o Rio Bengalas, que corta o município, transbordar, devido ao grande volume de chuva na região.
Além disso, segundo a Defesa Civil do município, o sistema de sirenes de alertas de chuvasjá foi acionado para que moradores de áreas de risco nas localidades de Conselheiro Paulino, Córrego Dantas e Campo do Coelho deixem suas casas. O Centro Estadual de Administração de Desastres, órgão ligado a Defesa Civil estadual, começou a retirar moradores das proximidades de encostas e pontos de alagamento por volta das 15h30.
Aviso meteorológico especial

Segundo o aviso meteorológico especial divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), devido à atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul, persistem as condições favoráveis a chuva moderada a forte, trovoadas isoladas e acumulados significativos de chuva em todo o estado do Rio.
Os maiores valores de chuva estão previstos, ainda de acordo com o boletim meteorológico, para as áreas de divisa com o estado de Minas Gerais, Região Serrana, Noroeste Fluminense e Médio Paraíba. Além disso, há possibilidade de rajadas de ventos de até 80 km/h na faixa litorânea do estado.


Atualização às 20h48min.:
O volume do rio [Bengalas] subiu consideravelmente e está a um metro de transbordar.
A Defesa Civil informa que todas as suas equipes estão nas ruas. Uma barreira desmoronou sobre a parte traseira de um casa, na Praça do Furunfa, bairro de Santa Luzia. Ninguém se feriu, e os moradores já foram retirados do imóvel.
Quatro árvores caíram pela manhã. Segundo os soldados, os galhos de uma das árvores atingiram o telhado de um imóvel, mas não houve vítimas. Uma árvore caiu no Centro, outra no bairro Nova Suíça, uma na ranja Spinelli e a quarta no bairro Braunes.
Por enquanto não há ruas alagadas e nem houve desabamentos em Nova Friburgo. A situação é semelhante em Petrópolis, no distrito de Itaipava, e em Teresópolis.
Na Rio-Teresópolis houve quedas de barriras em dois trechos, no sentido Rio: nas proximidades da entrada da Cardinal e no Campo do Coelho. Não houve feridos, e o trânsito não precisou ser bloqueado. Uma pedra rolou na pista sentido Rio da Rodovia BR-040, na Serra de Petrópolis, interditando parte da via, no quilômetro 76. No trecho,o trânsito flui em meia pista. (Fonte: O Globo)

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG