Arquivo VAGALUME

domingo, 4 de abril de 2021

RUA RICARDO DO VALE

Rua Ricardo do Vale, onde havia ruínas de instalações de beneficiamento de arroz. Crédito da foto: a blogueira, em 2OO7.

A  Rua Ricardo do Vale, em Miracema, inicia-se na Rua Salvador Ciúffo e termina na esquina das ruas Joaquim Rosa da Gama e Eduardo Alvez da Silva. Tem como transversais: a Travessa Antônio Albino e Rua João Cândido Neves. Localiza-se no bairro Rodagem.

Assim, Tia Ricarda Leal Alvim, que a chamamos carinhosa e saudosamente de tia, descreveu essa rua:

Da Rua Salvador Ciuffo, inicia-se, com a casa nº 11, uma grande avenida que tornou imortal o nome de Ricardo Vale, marco histórico enriquecendo esse importante Bairro.
A simplicidade toma conta de toda extensão. Os olhares, de quem por ela passa,acompanham as residências de vários tipos. Elas vão se multiplicando, pois a todos dão a impressão de que esta avenida não tem fim...
Várias construções estão sendo edificadas, tanto do lado esquerdo como do direito. Sinal vivo de que o progresso está tomando conta desse importante logradouro, uma valorização constante, crescimento contínuo, aumento cada vez maior de belas e confortáveis residências.
Uma imponente Serralheria e uma Fábrica de Laje pré-moldada dão ânimo e vida à Avenida Ricardo Vale, pois pessoas de toda cidade e também de outros lugares chegam para comprar o que falta às suas construções.
Nessa Avenida está localizado o DER - Departamento de Estradas Rodagem. É um órgão muito importante, pois é responsável pela conservação e asfaltamento e abertura das estradas do Estado do Rio de Janeiro.
Muito gratificante, para o meio ambiente, é a presença de várias e frondosas e antigas árvores. Pelos troncos avantajados e copas que tomam conta de enormes espaços, parecem que elas existiam mesmo antes de ser formada esta Avenida. É a beleza, o verde e o visual que tornam o ambiente acolhedor, orgulho de seus moradores.

 

Ricardo "Vale" um tesouro,
Pela classe que ajudou.
Cavou justiça como ouro,
Segurança ele espalhou.

Ricarda Maria Leal Alvim (Tia Ricarda) 


QUEM FOI RICARDO JOSÉ DO VALE?


"Cidadão brasileiro, filho de portugueses, tinha três filhas solteiras. Cidadão que dedicou sua vida aos operários de Miracema, num sentido muito avançado no que se refere aos operários, pois ele idealizou uni-los. 
Em sua vida particular tinha como fonte de renda uma grande olaria, que se situava no Bairro da Rodagem, bem no final do mesmo. Nessa olaria ele se sobressaiu no meio político social do então segundo distrito, pois chegou a ser por longos e longos anos o subdelegado de polícia, responsável por nosso destacamento policial, que era subordinado à Pádua, isso por volta de 1906.
Ricardo José do Vale tinha um amigo predileto, que era o Capitão Francisco Bruno de Martino. Dessa amizade e do idealismo de ambos surgiram grandes frutos para o então distrito de Miracema.
Em 13 de maio de 1905, foi instalada a pedra fundamental da Fábrica de Tecidos São Martino em Miracema e inaugurada em 1906.
Nos moldes da Sociedade União Beneficente Humanitária de Nova Friburgo, de 1896, da Sociedade Operária de Cachoeiro de Itapemirim de 1898, da Sociedade 13 de julho, de Além Paraíba de 1898, as quais tinham a finalidade precípua e humanitária de amparar os empregados urbanos, os quais não tinham o amparo da Previdência Social que não existia na época, e em consequência, depois de envelhecidos viviam ao abandono da sorte, morrendo à míngua muitos deles, resultando no abandono dos campos que começou com a abolição da escravatura. O que pensavam Ricardo José do Vale e Francisco A. Bruno de Martino?
Com a fundação da Fábrica de Tecidos em 1906 e com a existência de outras pequenas indústrias de Miracema como a Cerâmica e outras, ambos se uniram e criaram, sob a presidência de Ricardo José do Vale, a Sociedade Operária de Miracema, fundada em 13 de maio de 1906. A sua importância, ao ser designado para presidir a Sociedade Operária foi marcante, pois líder dos operários, convivendo com eles, Ricardo instalou a primeira sede da Sociedade, inicialmente, no antigo Bairro da Rodagem em terrenos de sua propriedade, em 1906, para em 13 de maio de 1918 seria a mesma Sociedade Operária de Miracema, humanitária e beneficente, ser erguida em caráter já vitorioso, na chamada Rua da Estação, justamente onde se situa hoje a casa residencial da saudosa Dona Minervina Arão nº 18 (hoje Praça Walace de Martino Amim). Essa sociedade criada e presidida por Ricardo Vale, teve o seu período áureo entre 1924 e 1925, quando a mesma foi instalada definitivamente onde se encontra até o dia de hoje, na Praça Dona Ermelinda, onde se vê na sua fachada a inscrição: "Sociedade Operária" e abaixo os dizeres: "Escola Operária" e, mais abaixo a inscrição latina: "Lux et Libertas", em alto relevo a figura de um operário com um martelo na mão, símbolo do trabalho.
Por esses grandes serviços prestados a Miracema, no que se refere à segurança pública, ao trabalho em sua olaria dando serviço a muitos operários, pela criação da Sociedade Operária de Miracema, foi homenageado com a atribuição de seu nome ao logradouro onde sempre viveu e trabalhou - a atual Avenida Ricardo Vale".

Centro Cultural Melchíades Cardoso

Fonte: LOGRADOUROS DE MIRACEMA VOL. VIII. Coord.: Luiz Carlos Martins Pinheiro.

2 comentários:

Luciana Benamor disse...

Me mudei para Miracema tem uns 6 meses, mas devido a pandemia tenho estado isolada no sítio que estou residindo. Descobri o blog através do colega André Camacho e estou completamente encantada.

Curiosa que sou, ando impedida de fazer minhas andanças e conversar com as pessoas para conhecer um pouco mais sobre esse lugar e tô fazendo um pouquinho disso neste blog.

AngelMira disse...

Muito obrigada, Luciana! Através do André Camacho tb tomamos conhecimento da campanha solidária que vcs estão realizando. Conte conosco!

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG