Arquivo VAGALUME

domingo, 9 de maio de 2021

O ATOR PAULO GUSTAVO PODERÁ SER O NOVO HOMENAGEADO COMO PATRONO DE TRADICIONAL RUA DE NITERÓI

 

Com a morte do ator e humorista Paulo Gustavo Amaral Monteiro de Barros, vítima de COVID 19, essa semana, cujo personagem dona Hermínia é o mais famoso, a Prefeitura de Niterói abriu uma consulta pública pra ouvir a população sobre a mudança do nome da Rua Coronel Moreira César para Rua Ator Paulo Gustavo.

O resultado foi divulgado hoje e está na imagem ao lado. A maioria aprovou a troca do nome da rua.

Segundo o tradicional Jornal A Tribuna e a própria Prefeitura de Niterói,  34.414 mil pessoas participaram da consulta, feita através da plataforma Colab, entre os dias 5 e 8 de abril, sendo 90.2% (31.039) apoiando a mudança do nome da rua. Os participantes responderam “sim” à pergunta “Você concorda com a substituição do nome do Coronel Moreira César, em Icaraí, pela Rua Ator Paulo Gustavo?”. 

O prefeito de Niterói, Axel Grael, já anunciou a continuidade do processo nos próximo dias, através de uma Mensagem Executiva para a Câmara de Vereadores solicitando a alteração no nome da rua.

Essa foi a maior consulta realizada através do Colab no país e o maior processo participativo da cidade, segundo a Prefeitura. Como exemplo, o plebiscito sobre o armamento da Guarda Municipal, em 2017, contou com a participação de cerca de 19 mil niteroienses, informou A Tribuna.

O jornal também dá conta de que o presidente da Câmara de Vereadores, Milton Cal, aguarda a mensagem do prefeito Axel, mas que a Câmara está de acordo com a mudança do nome.

Informaram ainda que a votação contou com a maioria de mulheres, que representaram cerca de 70% dos votos e o bairro que teve mais voto foi Icaraí. com quase 11 mil votos. Segundo dados da administração municipal a faixa etária mais participativa foi a de 20 a 29 anos (34%), seguida da turma de 30 a 39 anos (24%) e maiores de 50 anos (17%).

Está muito claro que o niteroiense e o brasileiro em geral nutrem grande respeito e admiração pelo ator, que levava alegria pra vida das pessoas. Além disso, a sua morte na situação que ocorreu acabou por torná-lo um símbolo do sofrimento que tem assolado a vida das famílias brasileiras com essa pandemia. Mesmo tendo condições financeiras e acesso aos melhores hospitais, ele não sobreviveu. 

No entanto, o tema gerou muita controvérsia, inclusive observada na imprensa local, em que jornais não muito simpáticos ao governo noticiaram dificuldades legais e financeiras para que houvesse a mudança de nome, bem como outros divulgaram a consulta pública estimulando o niteroiense e os moradores da cidade a participarem.

Nas redes sociais, muitas sugestões de homenagens foram divulgadas, como uma estátua da Dona Hermínia no Campo de São Bento, outra era uma estátua de Paulo Gustavo ou Dona Hermínia sentado num banco, na Praia de Icaraí, como a de Drumond no Rio. Outros sugeriram que se desse o nome do ator ao antigo Cine Icaraí, ou a outro espaço cultural na cidade.

Observo que há ainda uma disputa política, marcada pelos apoiadores do prefeito e os adversários mais bolsonaristas, que além de alegarem oportunismo com a medida, alegam que o Coronel homenageado deve permanecer para manter sua memória, que a rua é tradicional. Representantes da CDL, como divulgado num jornal local, alegam que gerará custos para proprietários de imóveis residenciais e comerciais localizados no logradouro.

Segundo a Coluna do Gilson, o presidente do Conselho da CDL/Niterói, Joaquim Pinto, pondera que “a tradicional Moreira César vai continuar sendo conhecida por esse nome”, após a pretendida alteração do nome pela prefeitura.
– Além dos gastos com a burocracia de diversos órgãos para a alteração de endereço, os lojistas vão perder o que já investiram em marketing, com sacolas, bolsas, letreiros e impressos em geral, lembra o conselheiro da CDL.

Vamos acompanhar os próximos passos, que poderão ocorrer com fluência ou não.

O ponto forte para essa aprovação na consulta pública, além do apreço pelo ator, que nasceu, cresceu e continuava com forte vínculo com a cidade, que foi cenário de vários trabalhos, além de ter sido cremado na cidade, onde vive sua família, foi a biografia do atual patrono militar da rua, apelidado de "cortador de cabeças".

Aguardo as cenas do próximo capítulo!

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG