Arquivo VAGALUME

quinta-feira, 26 de agosto de 2021

ACONTECIMENTOS E DESESPERANÇAS: O PARADOXO DO DIA A DIA DO CIDADÃO

Hoje uma conhecida indagou nas redes sociais porque cidades gigantescas têm número de vereadores proporcionalmente mais racionais do que cidades pequenas. No contraponto estavam São Gonçalo, na região metropolitana, e Miracema, no noroeste fluminense.


Tudo começou com a EC 58/2009, que permitia que municípios, com determinada faixa populacional, pudesse ter até x vereadores. Assim, Miracema tinha 9 vereadores e aumentou para o limite máximo permitido 11 vereadores.

Um vereador governista requereu o referido número de cadeiras, posto em votação, foi aprovado.

Houve alegações absurdas, de que não aumentaria o nível de despesa, o que é uma inverdade! Outros alegaram que havia desemprego e assim teria mais 2 cadeiras, num universo de escassez de emprego (sic).

Assim, a população calada, líderes comunitários apoiaram, porque assisti à audiência pública e ouvi a defesa do líder comunitário, então.... passou-se de 9 vereadores para 11 vereadores na Câmara de Vereadores de Miracema.

Se não me falha a memória, somente 2 dos 3 vereadores do PV Miracema votaram contra: Serginho Rocha e D. Nedi Damasceno. Há registros no blogue!

Pior, no final de 2019, houve um aumento perto de 50% no valor do subsídio dos vereadores, prefeitos, vice-prefeito e secretários do municípios. 

Assim, caminha a humanidade com as contradições do cotidiano!

Esse tema percorreu o legislativo municipal do país inteiro, em algumas cidades reduziram o número de vereadores, mas pra isso é preciso muita força popular e espírito republicano.

******

Quem tiver interesse, a Rede Blog na época foi bem intensa ao discutir o assunto e contra o aumento de cadeiras. Vejam aqui as postagens da época.

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG