Arquivo VAGALUME

sábado, 23 de outubro de 2021

ÁGUAS DO RIO APRESENTA OPERAÇÕES EM ÁGUA E ESGOTO DE MIRACEMA

Reunião para definir detalhes do cronograma contou com o prefeito de Miracema, o diretor superintendente da Águas do Rio e com alguns vereadores do município


Há pouco mais de uma semana para a mudança nas operações dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário na cidade de Miracema, o diretor superintendente da Águas do Rio, Pedro Freitas, se reuniu com o prefeito do município, Clóvis Tostes de Barros, para definirem os detalhes do cronograma de atividades. Para marcar a parceria entre a concessionária e o governo municipal, uma muda de jacarandá será plantada no dia primeiro de novembro, mesma data do início de uma nova fase do saneamento básico, quando a empresa passa a ser responsável pelas atividades do setor.

A reunião aconteceu nesta terça-feira (19/10), na sede da prefeitura de Miracema, e contou com a presença do presidente da câmara municipal de vereadores, Fabrício de Sá Xavier, e dos vereadores Hugo Fernandes e Marcelo Padilha. Na ocasião, o prefeito esclareceu algumas dúvidas referente à operação na cidade e apontou os bairros com mais demandas, principalmente de distribuição de água, e a necessidade da fiscalização para combater irregularidades.

“Até hoje algumas localidades ainda sofrem com o abastecimento feito com manobra e tudo o que mais queremos é ter um sistema funcionando sem interrupção. Além disso, há um problema de furto de água que precisa ser combatido diariamente para que outros moradores não sejam afetados com o impacto dessa prática irregular”, disse.

A concessionária vai investir mais de R$33 milhões durante os próximos cinco anos para agilizar as demandas emergenciais. Todo o trabalho será monitorado pelas equipes presencialmente e à distância, através do moderno Centro Operacional Integrado (COI), que monitora remotamente em tempo real os sistemas de esgotamento sanitário e abastecimento de água através de painéis de tecnologia avançada, capazes de identificar qualquer alteração nas operações.

“Nosso foco, nessa fase inicial, é regularizar o sistema de distribuição de água para os moradores e levar água para os lugares que ainda não são atendidos por esse serviço. Também preparamos uma equipe de fiscalização e uma loja de atendimento para receber os clientes que queiram esclarecer dúvidas sobre a atuação da concessionária em Miracema. Estaremos próximos da população“, garantiu Pedro Freitas, diretor superintendente da Águas do Rio.

Para além dos benefícios promovidos com a chegada a elevação dos índices de saneamento básico, a população também será beneficiada com um pacote de soluções sociais e ambientais. Um dos programas da concessionária é o Saúde Nota 10, que leva para as escolas apresentações teatrais e palestras que reforçam a importância do acesso à água e esgoto tratados e o papel do cidadão na preservação dos recursos naturais. Já o programa ‘Afluentes’ tem por objetivo promover um canal aberto de comunicação entre a comunidade. Outra importante iniciativa, é o programa ‘Tarifa Social’, que permite com que as famílias de baixa renda tenham um desconto de 50% do valor da tarifa normal.

A Águas do Rio assinou, em agosto deste ano, contrato com o governo do estado e a prefeitura para assumir as atividades do setor de saneamento. A concessionária é uma empresa da Aegea Saneamento, líder no setor privado de saneamento no país.

Do Diário do Rio.

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG