Arquivo VAGALUME

segunda-feira, 8 de novembro de 2021

ITAOCARA: IBGE CHEGA AO NOROESTE PARA OS PREPARATIVOS DO CENSO 2022

A Ascom da Prefeitura Municipal de Itaocara divulgou hoje, que o Prefeito Geyves recebeu o Coordenador de Área do IBGE, Vinícius Abreu da Silva, para alinharem as ações de trabalho para realização do Censo 2022. 

O Censo Demográfico do IBGE é de suma importância para que os municípios tenham uma realidade fidedigna da sua população, o que norteia as ações de políticas públicas e até mesmo no montante, por exemplo, do FPM (Fundo de Participação dos Municípios). Disse o Prefeito Geyves.

Finalmente, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), órgão que é especializado na realização do censo demográfico brasileiro, que teve entraves oriundos de dificuldades de recursos por parte do governo federal, por puro desinteresse do próprio governo, vai realizar o novo Censo, que desde 2010 não se realiza e normalmente é feito de 10 em 10 anos. Após o último censo de 2010, foram feitas algumas estimativas populacionais.

O censo demográfico constitui a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios do país e em seus recortes territoriais internos, tendo como unidade de coleta a pessoa residente, na data de referência, em domicílio do Território Nacional.

Segundo o site do instituto, "o primeiro recenseamento da população do Brasil foi efetuado em 1808, visando atender especificamente a interesses militares, de recrutamento para as Forças Armadas, o que enseja suspeitas de que seus resultados tenham ficado aquém da realidade, seja em razão da natural prevenção do povo contra as operações censitárias, seja, principalmente, em razão de seus objetivos. Para efeito de registro histórico, porém, em virtude de sua maior complexidade e, sobretudo, do controle a que foi submetida toda a operação, o recenseamento realizado em 1872, denominado Censo Geral do Império, é considerado o primeiro efetuado no País, tendo sido conduzido pela então Directoria-Geral de Estatística".

Os povos antigos, por motivos de guerra, para calcular o tamanho do exército, já tinham o hábito do recenseamento. 

Na Itália, desde o Império Romano esse trabalho já era feito. Conheci documentos de meados do século XIX, denominados "Listas de Leva", em que toda criança do sexo masculino era registrada nessa lista, para que se pudesse dimensionar o exército no futuro.

Conforme dados do IBGE, o censo "mais antigo é o da China. Em 2238 a.C., o imperador Yao mandou realizar um censo da população e das lavouras cultivadas".

A coleta do próximo Censo Demográfico será realizada entre os meses de junho a agosto de 2022. Serão investigados cerca de 78 milhões de domicílios particulares permanentes do País. O questionário básico tem 26 questões e o questionário da amostra, com 77 questões,  será aplicado em aproximadamente 11% desse contingente, ou seja, cerca de 8,5 milhões de domicílios.

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG