Arquivo VAGALUME

quinta-feira, 4 de maio de 2023

SOCIEDADE OPERÁRIA DE MIRACEMA

Carteia de Sócio da Sociedade Operária de Miracema, fundada em 1906.

Verso


Essa carteira me foi enviada ontem, pertence ao sr. Sebastião dos Santos, que tem quase 78 anos de idade e sócio da Sociedade de Operária de Miracema, fundada em 1906.

Ele se encontrou com meu pai nas ruas de Miracema, ocasionalmente, tendo o cumprimentado e relembrado a luta que foi para que o prédio da Sociedade Operária não fosse vendido e desfeito! Foi uma demanda judicial longa, que envolveu uma grande discussão, cujo processo encontra-se nos arquivos do Centro Cultural Melchíades Cardoso. O sr. Sebastião reconhece como uma luta valorosa. 

No calor da conversa, ele então sacou do bolso essa carteira e a apresentou com orgulho, quando na oportunidade, foi providenciada a cópia. É um registro histórico!

O sr. Sebastião lamentou que os trabalhadores estejam perdendo essas sociedades que tanto lutaram pelo direito dos trabalhadores. Veja pela foto que ele era bastante jovem quando se associou.

Registro feito! Nessa luta, uma das vitórias foi a manutenção do prédio, da Praça Dona Ermelinda, de 1925, que continua de pé e integrando o Centro histórico de Miracema. Houve outras especificamente ligadas à entidade e à defesa da causa operaria.

Postagem original em 25-nov-2021.
Atualização em 04-maio-2023.




Prédio da Sociedade Operária de Miracema, construção de 1925, sociedade fundada em 1906. Nova pintura, com maior realce desse exemplar do Centro Histórico de Miracema-RJ. Crédito das fotografias Jader Leal Alvim, mais conhecido por Jadinho.

LEIA TAMBÉM:

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG