Arquivo VAGALUME

sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

CAMPOS PRESENTE NO ENCONTRO PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO REGIONAL

A Prefeitura de Campos marcou presença, nesta quinta-feira (02), no Encontro para o Desenvolvimento Econômico Regional, promovido pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, que tem à frente o secretário, Vinícius Farah. Este mês, o evento foi realizado em Macaé. Representantes das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo e de Petróleo, Energia e Inovação participaram do evento, que reuniu empresários, municípios do Norte Fluminense e entidades como o Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf), do qual Campos também faz parte.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Mérida, falou sobre a importância do encontro regional. “Evento muito produtivo do Governo do Estado. O interior se fortalece quando se une. Foi muito importante para planejar o desenvolvimento econômico da nossa região Norte Fluminense e a gente espera que uma das próximas edições seja em Campos para dar continuidade a essa discussão e permear esse grande trabalho que está sendo feito pela secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico”.

Da Secretaria de Desenvolvimento de Campos, estavam os subsecretários Qualificação e Emprego, Joyce Lessa e a coordenador Maria Fernanda Viana e a especialista em RH, Isabela Muniz; e Desenvolvimento, Concessões e Parcerias Público Privadas (PPPs), Felipe Knust; além dos diretores de Emprego, Tarcísio Viana; de Projetos, Victor Lebron, e da Economia Solidária, Sandro Figueredo; a Chefe de Gabinete, Fabiana Pinto; o Chefe de Divisão de Inventário Turístico, Everaldo Reis, entre outros.

Acompanhando as ações de desenvolvimento do setor de óleo e gás, o secretário de Petróleo, Energia e Inovação, Marcelo Neves, participou do evento, acompanhado pelo diretor de Petróleo, Diogo Manhães. “Foi uma ótima oportunidade para network, que vai nos permitir, posteriormente, desdobramentos futuros: um encontro com o Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP) já foi pré-agendado, para tratar sobre investimentos no setor de óleo e gás na região”, afirma Marcelo Neves, acrescentando que também se reuniu com a Subsecretaria Estadual de Petróleo, Gás e Energia, onde iniciou diálogo sobre ações futuras de parceria entre os dois órgãos, visando o desenvolvimento econômico do setor de óleo, gás e energia na região.

O secretário estadual, Vinícius Farah, explica que a secretaria criou esse projeto, que são os encontros para o desenvolvimento econômico do Estado do Rio, realizados a cada mês em um município diferente. “Esses encontros permitem um estudo preciso e um mapeamento das grandes vulnerabilidades, necessidades e gargalos para que, depois, com tudo isso mapeado e, durante um dia inteiro de reuniões e trocas de experiências a gente chegue a um produto final”, explica Farah.

Ascom PMCG

O evento foi marcado pela assinatura do Pacto pelo Desenvolvimento Regional, uma Carta Compromisso que chancela a responsabilidade do Governo do Estado com o reaquecimento da economia das cidades: Macaé, Campos dos Goytacazes, Conceição de Macabu, Cardoso Moreira, Carapebus, Quissamã, São Fidélis, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana.

“Essa Carta atesta nosso empenho em formular agendas estratégicas e colaborar com ações que irão desenvolver economicamente todos os municípios do estado. Do menor ao maior, todos são importantes. Para que a Saúde, Educação, Esporte e Segurança Pública sejam setores fortes, é preciso, primeiramente, que o Desenvolvimento Econômico atue com objetivo de gerar receita aos cofres das cidades. Com verba pública e um poder executivo que queira fazer muito, todas as áreas podem se desenvolver muito, é simples”, afirmou Vinícius Farah.

Farah também ressaltou a importância da mão de obra local qualificada, pois entende que uma cidade bem desenvolvida precisa ir além de gerar empregos, ela precisa empregar seus moradores. E, para isso, é preciso investir em qualificação profissional, garantindo acesso aos estudos e às vagas disponíveis no mercado.

Do jornal O Dia

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG