Arquivo VAGALUME

terça-feira, 25 de janeiro de 2022

MIRACEMA: RUA MIGUEL BRUNO DE MARTINO

A Rua Miguel Bruno de Martino, antiga Rua Olaria, inicia-se na Avenida Nilo Peçanha, tem como transversal a Rua Irineu Sodré e está localizada no bairro Centro da cidade de Miracema, no noroeste fluminense.

Sr. José Jardim, faleceu no último dia 22, aos 97 anos e era o mais antigo morador da Rua Miguel Bruno de Martino. Foto publicada pela filha Angela, no facebook.

O blogue escolheu essa rua em homenagem ao sr. José Jardim, mais conhecido por Zé Pé de Porco, o morador mais antigo dessa rua, que faleceu no último dia 22, aos 97 anos de idade. Era um bom contador de piada, segundo meu pai.

No. 15 – Residência da artista plástica Glória Maria da Consolação Freire Vargas de Oliveira; no alto: CAR – Cristiano Alves Rodrigues, primeiro proprietário; ex-residência de Felícia (Totó), filha uruguaia de Geraldo, irmão de Miguel Bruno de Martino. Foto: 12/09/2006; autor e cedente: Jader Leal Alvim

Paralela à Avenida Nilo Peçanha existe, escondidinha, uma rua que tem o seu encanto perfumado pelas histórias protegidas e preservadas pela saudade e seus moradores voltam no tempo para reverenciar o vulto que deu nome a esse logradouro: Miguel Bruno de Martino.
É uma rua pequena, tranquila, não existem casas comerciais, motivo de perceber um conjunto harmonioso de residências com suas janelas abertas, deixando o vento ou o sol beijar o interior não só de seus cômodos, mas beijar o interior de suas almas. Nessa rua os moradores constroem sinfonias com os seus diversificados trabalhos, com suas alegrias, vivendo intensamente a política da boa vizinhança. Eles mesclam as características da rua com suas vidas e a principal é a simplicidade. É fácil entender e ouvir o apaixonado aplauso que sai do interior de seus corações ao lembrarem do nome: Miguel Bruno de Martino, que é cercado por sua surpreendente história ligada ao progresso de nossa terra. Ele é visto como um homem espetacular que enfrentou dificuldades, mas nunca deixou de lutar. A herança que ele deixou foi o patrimônio de sua própria história.
A memória de alguém que foi e continua sendo importante para a nossa Comunidade alimenta uma cultura voltada para o trabalho e nutre o desejo de viver no presente os exemplos deixados por Miguel Bruno de Martino e cada um passa a perceber e sentir no passado marcas que refletem luz em nosso presente. Hoje os moradores dessa Rua buscam as histórias, relacionadas á vida, que vestem a placa que imortalizou a obra invejável construída com a determinação, a coragem e o trabalho de Miguel Bruno de Martino.

Ricarda Maria Leal Alvim (Tia Ricarda) (1936) 


QUEM FOI MIGUEL BRUNO DE MARTINO? 


Era italiano, filho de Rocco Bruno e Giovanna de Martino.

Casou-se com Yolanda Araújo de Martino, com quem teve cinco filhos: Humberto (advogado e Deputado), Lenira (professora), Hélio Sebastião (médico), Miguel (Agente do IBGE e Gerente dos Cinemas XV e Sete) e Lizette (bibliotecária).

Era proprietário da Fazenda FLORIANÓPOLIS, na divisa com o estado de MG. No apogeu do café, chegou a ter 150 mil pés de café. Tornou-se sócio do irmão Francisco Antônio Bruno de Martino na Fábrica de Tecidos São Martino, fundada em 1906. Com a morte de Francisco em 1918, adquiriu dos herdeiros a parte de Francisco.

Até 1925, a Fábrica possuía apenas o setor de tecelagem. A partir dessa época foi introduzida a fiação, com máquinas importadas da Inglaterra. Sua razão social passou a ser: FIAÇÃO E TECELAGEM SÃO MARTINO. Todo esse maquinário, bem como as despesas realizadas com a vinda de mestres italianos e suas famílias, foram realizadas através de empréstimos com bancos, que seriam pagos com a venda das safras de café. Veio, porém, a crise de 1929 e com ela a falência de todos os fazendeiros da região.

Impossibilitado de cumprir seus compromissos financeiros, faleceu, de infarto, em 3 março de 1931.

Participava e financiava tudo que pudesse representar o crescimento de Miracema.

Foi um dos fundadores do Partido Separatista de Miracema em 1926, por diversas vezes foi Presidente da Sociedade Musical XV de Novembro, tendo inclusive, adquirido o prédio da Rua Cel. José Carlos Moreira (Vol. I – CJCNR), que foi a sede até sua transferência para a Avenida Deputado Luiz Fernando Linhares (Vol. – DLFLA), foi um dos sócios fundadores do Miracema Club, patrocinava jornais e incentivava qualquer movimento que fosse para o bem de Miracema.´´

Neto Marcelo Salim de Martino (1966)

OBS.: MICHELLANGELO BRUNO, nome do registro de nascimento, nasceu em San Giovanni a Piro, Salerno, região da Campania, na Itália, em 17/5/1868, conforme a "Lista di Leva, documento recebido em 01/12/2006, do Archivio di Stato di Salerno (Protocolo n. 4516/28.34.07, de 13/11/2006) e falecido na Fábrica de Tecidos São Martino em 03/3/1931.

Lei no. 84, de 16/06/1950:

"A Câmara Municipal de Miracema decreta e eu sanciono a seguinte lei:
Artigo 1º. Fica aprovada a nova nomenclatura dos logradouros públicos, nesta cidade.

NOME ATUAL 
...................... ................................
Rua Olaria 

NOME A VIGORAR
...................... ...................................
Miguel Bruno de Martino

Artigo 2º. Revogam-se as disposições em contrário.

Prefeitura Municipal de Miracema, 16 de junho de 1950.
Ass. Altivo Mendes Linhares
Prefeito Municipal"



Melchíades Cardoso, O MOMENTO, 02/1974):

"A afeição como virtude límpida, na verdade, coexiste conclusivamente com a admiração, porque, somente é admirável o que benqueremos e o que bem merece. Há cidadãos que alçam no visor do reconhecimento, quando o procedimento relativo penetra na esfera do meio em que vivem, exaltando-o. Como vemos, são dois motivos montantes de satisfação entrelaçado a nossa amizade pessoal e a gratidão, de Miracema, que neles se refletem compreensivamente. Nunca sobraram aplausos miracemenses à querida colônia italiana toda vez que se tem de recomendar um de seus elementos, por mais humilde que seja ou mais influente que se mostre, tal é o valor da respectiva contribuição que ela vem prestando ao progresso de Miracema. Os italianos, não só por sua vocação inerente para desenvolverem múltiplas aptidões, como pela apurada dose miscível que na estrutura racial miracemense, têm tido a mais antiga raiz de magnífica ordem ética, retratada perfeitamente na gente da região, para honra da comunidade tocante, seja pela alta categoria artística de sua notável inteligência, seja pela valentia proverbial da peculiar operosidade.

Portanto, como hoje vamos cuidar de um dos mais destacados componentes da estimada colônia, desejamos que os conterrâneos nos ajudem a exaltar a memória de Miguel Bruno de Martino, inesquecível exemplo de cidadão que tanto honrou nossa terra visto que ´´Os exemplos se fizeram para ser citadas´´, segundo Machado de Assis. Com ele tivemos convivência Social suficiente para termos sentido a elevação de sua índole e a eficiência de sua ação rente do desenvolvimento de seus empreendimentos, que econômicos em si mesmos, quer de generosa cooperação pública precisamente.

De mentalidade tranquila, porém, prestadia, Miguel Bruno de Martino era mesmo um conjunto de atributos pessoais refinados a que uma simplicidade inata dava a nota agradável de comunicante respeito, porque ele era dos que: ->> Quando praticamos uma ação boa, não sabemos se é para hoje, ou para amanhã. Uns plantam a semente da couve para o prato de amanhã, outros a semente do carvalho para o abrigo do futuro, disse Rui Barbosa.

Miguel Bruno de Martino nasceu na Itália, em 8-5-1884 e faleceu em Miracema em 8-3-1931, tendo vindo para aqui em pleno viço de radiante mocidade. De ´´O SOCIAL´´ Jornal publicado em outubro de 1922, sob a direção do famoso tribuno Issac Cerquinho, vamos transcrever o trecho abaixo: - ´´A Fábrica de Tecidos S. Martino, fundada há 24 anos pelo espírito progressista de Francisco Antonio Bruno de Martino, e hoje de propriedade e direção de seu irmão Miguel B. de Martino vai montar aparelhos modernos para fiação, maquinismo já contratado´´. Fica patente ter sido, a importante Fiação existente, obra de Miguel Bruno de Martino, o inolvidável herdeiro herói. A Fábrica foi ditoso sonho criado, em boa hora, por Francisco A. B. de Martino que lhe prescreveu os apurados rumos que Miguel B. de Martino, agigantou, dando-lhe o porte monumental de hoje com a adição da referida Fiação.

Geraldo Bruno de Martino, irmão dos precedentes, também teve atuação honesta e progressista na comunidade local, tendo sido um dos mais importantes proprietários urbanos e mostrou ainda comportamento modelar como chefe de distinta família.

A Fábrica, cujo vulto imponente conquistou o espírito de Catedral do Trabalho, tem hoje à sua frente adequados continuadores da textual idealização de seus heróicos fundadores, nas benquistas figuras de Efren Assed (Vol. – EAKR) e Dr. Assed Efren, pais e filho, legítimos criadores de progresso.

Miguel Bruno de Martino, constituiu-se, inegavelmente, em esclarecido expoente da via sócio-econômica, de Miracema, em seu tempo, tal foi a presença útil e venturosa no comando de vários compromissos de cunho industrial uns, agrícola outros e sobretudo, os de feição social aos quais dera ele o seu invejável ânimo crescente de que muitos recordam ainda com nostálgica admiração. Era ele um verdadeiro muito popular que todo o povo estimava profundamente, porque, Miguel, mão se furtava de qualquer empenho demandando benefício de qualquer natureza, mesmo que importasse em seu sacrifício pessoal, uma vez que ´´Os apóstolos não leram a boa doutrina se não depois de a terem toda no coração, firmou M. de Assis. Casou-se com a respeitosa senhora D. Yolanda Araujo de Martino, de cujo ato proveio prole insigne de que são pontos ilustres esse admirável Dr. Humberto de Martino, gênio da indulgência pura e D. Lenira de Martino Salim, expressão cintilante do espírito feminino e os não menos acatados, o recém falecido Miguel Filho e o Médico abalsiado Dr. Helio de Martino. Tudo que aduzimos das atividades de Miguel Bruno de Martino, coou-se das justas homenagens que vimos repartindo, por estas colunas, aos vultos passados da vida miracemense".

Fonte: Logradouros de Miracema.

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG