Arquivo VAGALUME

segunda-feira, 9 de maio de 2022

MIRACEMA: MIRACEMENSE PUBLICA ARTIGO CIENTÍFICO SOBRE A FAUNA DA CIDADE

 

Print do artigocom o Sagui-da-serra escura

O miracemense Hélcio Granato Menezes, que observa a fauna de Miracema e região há mais de 10 anos, juntamente com outros autores, biólogos e especialistas no tema, publicaram o artigo Registro de predação da espécie ameaçada de extinção sagui-da-serra-escuro, Callithrix aurita (E. Geoffroy in Humboldt, 1812) (Primates), pela maior coruja brasileira, jacurutu, Bubo virginianus (Gmelin, 1788) (Strigiformes: Strigidae), na revista científica Regnellea Scientia.

RESUMO Os registros das espécies presentes em uma região e suas interações são de grande valia para estudos e também para projetos eficazes de conservação e preservação. Apresentamos aqui uma espécie de primata (Callithrix aurita) ameaçada de extinção sendo predada por uma ave de rapina, Bubo virginianus. Possivelmente, este registro possa ser de um novo item alimentar na dieta deste predador.

O primata da imagem, fotografado por Hélcio Menezes em Miracema habita inclusive a região do Conde, onde pretendem instalar um aterro sanitário regional privado, apesar de ser habitat dessa espécie em extinção e se tratar de local de interesse ambiental.

Parabenizamos o miracemense por sua dedicação e pelo belo trabalho desenvolvido.

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG