Arquivo VAGALUME

quarta-feira, 24 de agosto de 2022

DESQUALIFICAR O OPOSITOR É SINÔNIMO DE FRAQUEZA

Em virtude das limitadas condições de acesso à pagina da Prefeitura de Miracema no Facebook, não tenho acesso aos programas do chefe do Executivo às terças-feiras. Pelo Instagram, para mim, fica mais difícil.

No entanto, recebi vídeo e áudio de rádios locais, em programas do Executivo e do Legislativo, onde pude assistir à forte tentativa de desqualificação do vereador Aimoré da Silva Almeida, em face de sua manifesta preocupação com as obras da RJ 116, na altura de Venda das Flores, onde estão ampliando a vazão dos bueiros e alterando o sistema de drenagem instalado quando da construção da estrada na década de 1970.

É lamentável que o município apresente conflito onde deve existir união, para o bem da cidade. A administração da cidade é de responsabilidade local. Toda obra realizada na área do município ou que tenha impacto para seu território e população deve ser fiscalizada e avaliada localmente.

Assim, se um líder local, seja do parlamento ou da administração, prefere não causar alarde, é direito de cada um. O que não se pode é ignorar os riscos iminentes, a partir de opiniões leigas, por pura politicagem. Afinal, há secretarias no município com pessoal técnico capaz de avaliar o apontamento feito.

Para ocupar o cargo de vereador não é exigida nenhuma formação técnica específica. Se populares procuraram o vereador para apresentar o problema em pauta, o mínimo a ser feito é ir até o local e verificar. Não tendo conhecimento técnico comunicar (através de ofício) aos órgãos e às instâncias cabíveis. O que foi feito! Nem precisa ser vereador para solicitar informação a respeito.

Pior que alarmar a população, é silenciar e deixar a tragédia anunciada acontecer.

Agora, é fato que trata-se de uma estrada estadual de competência do governo do ERJ, cujas obras são realizadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ). Por isso, é de causar estranheza quando se ouve o chefe do Executivo, o que deveria estar mais preocupado com a situação, dizer que enviou notificação ao DER e que aguarda audiência pública para o próprio órgão explicar. 

Pergunto: o contraditório? Quem o fará? 

Será que o órgão irá se autoacusar? Ou devemos apenas confiar? 

O vereador, na minha singela opinião, cumpre o seu papel. Busca informações e apenas diante da DÚVIDA já tem motivo suficiente para correr atrás de garantias de que não haverá riscos à população local e à cidade como um todo.

Pior é a população verificar que as rédeas da administração local estão frouxas, diante de uma situação que precisa ser explicada e explicitada, antes que algo ocorra. Pior é ver que a politicagem se sobrepõe ao interesse público, quando deveriam estar unidos numa solução melhor para todos. 

A leitura é: estamos perdidos! 

As lideranças locais precisam parar de fixar argumentos de desqualificação dos adversários políticos e mostrarem segurança no que fazem e seriedade na maneira com que gerem a cidade.

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG