Arquivo VAGALUME

sábado, 4 de junho de 2022

MIRACEMA: ARQUITETO PEDRO FAVARIO, IMIGRANTE ITALIANO

A amiga Reginara Favario de Carvalho compartilhou hoje uma importante história de seu bisavô, imigrante italiano, arquiteto, que chegou em Miracema com a família no final do século XIX e tem seu trabalho eternizado na Igreja Matriz de Miracema.

Homenagem feita ao meu bisavô Pedro Favario, pela Igreja Matriz de Miracema. Durante, a reforma da Igreja no ano passado, foi encontrada uma garrafa no segundo degrau do altar-mor com as datas, as descrições dele e o seu projeto, como ele sempre fazia em suas obras, pois mamãe sempre me dizia. Foi uma grande emoção para nós, seus familiares, pois nem imaginávamos que ele tivesse participado dessa obra! Obrigado vovô Pedro, por tudo!!

A bisneta compartilhou fotografia de um banner da exposição realizada na Paróquia de Santo Antônio de Miracema, em 2015, quando realizaram uma reforma na Igreja. Provavelmente é resultado das pesquisas que vêm sendo realizadas pelo museólogo miracemense Gustavo Tostes, que resgata importante história e memória da igreja e daqueles que por lá passaram, construtores, obreiros e párocos.


QUEM FOI PEDRO FAVARIO?

Pedro Favario, imigrante italiano, arquiteto. Foto fornecida à pesquisa exposta na paróquia pela neta, Rosinha de Carvalho Amaral.


Spezia, comune da Província da Ligúria, no norte da Itália. Vista da cidade e do calçadão de Morin.

Conforme se depreende da fotografia divulgada,
Pedro Favario, imigrante, arquiteto, poliglota e poeta, vindo da Itália no final do Sèculo XIX, propriamente da cidade de Spezia [Região da Liguria]. Trouxe consigo a família, sua esposa, Adelaide Valle, e seu dois filhos. NoBrasil começou sua vida de arquiteto em Cisneiro , distrito de Palma [MG]. Executou várias construções, inclusive o altar da igreja de Itapiruçu. Terminada esta construção, foi chamado a Miracema por João Rosa Damasceno para executar o primeiro altar-mor da Matriz em 1899. A obra foi concluída em 02 de novembro deste ano. Seu projeto ainda pode ser admirado, pois os altares laterais construídos em 1930 são cópias fieis do altar-mor primitivo. Seus descendentes vivem em Palma e Miracema. 

O projeto do altar-mor, da autoria do italiano Favario, foi todo feito em madeira talhada. 

Família do Sr. Heitor Favario e Sra. Corina: filhos Glória (sentada ao centro), Eleonor (em pé), Adelaide (sentada à esquerda), Heitor (sentado à direita) e o cachorrinho Totó, mascote da família.

Pedro e Adelaide tiveram dois filhos, um deles era Hector ou Heitor, em português, pai da mãe de Reginara, Dona Glória. Heitor Valle Favario e sua esposa, Corina, tiveram 8 filhos, sendo que apenas 4 sobreviveram; Dona Glória, Adelaide, Eleonor (que morava em Palma) e Heitor.

Informações e fotografias fornecidas pela bisneta Reginara.

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG