"HISTÓRIA
CRONOLOGIA:
- 15/11/1896 – Fundada a Sociedade Musical XV de Novembro, por Francisco Cardoso e o Professor Antonio Firmino de Carvalho, com a adesão do Cel. José Carlos Moreira, Paulino Padilha e João Antonio Hassel, oriundos a Sociedade Musical Miracemense.
- 1898 – É organizado o quadro de músicos e de sócios, sob a presidência de Ricardo Barroso secretariado por Francisco da Silveira Leal, tendo como maestro João Paes.
- 1911 – É aprovado um novo estatuto que segundo o artigo 53 só poderia sofrer modificações a partir de 1930.
- 1913 – Morre João da Silva Paes, regente e redator dos estatutos da Sociedade.
- 05/01/1914 – A Sociedade Musical XV de Novembro sai às ruas executando um dobrado intitulado “João Paes” pertencente ao arquivo da Sete, rompendo um acordo de cavalheiros feito entre seus presidentes.
- 11/01/1914 – Renunciam Salvador Ciuffo, José da Silva Padilha e Antero Perlingeiro, presidente, tesoureiro e membro do Conselho Fiscal respectivamente.
- 1914 – Nilo Peçanha visita Miracema em campanha presidencial e é recebido na Estação da Leopoldina pelas duas corporações.
- 1914 – Em reunião convocada por Cândido Dias Tostes é proposta a redução dos vencimentos do maestro Francisco Duchesne em 50 mil réis até que melhorasse a situação financeira da Sociedade.
- 1915 - Francisco Duchesne solicita sua exoneração de regente da banda, aceita por toda a diretoria.
- 1915 - Francisco Duchesne solicita sua exoneração de regente da banda, aceita por toda a diretoria.
- 1915 – Por sugestão de José Alvim Tostes a diretoria anterior e a empossada ratearam uma dívida de duzentos e noventa e cinco mil e oitocentos réis.
- 1916 – Com a crescente inadimplência, foi assinado compromisso entre diretores e sócios para o pagamento dos vencimentos regente.
- 1917 – Firmado compromisso entre os diretores, cada um contribuindo com 5000 réis mensais para remuneração do maestro.
- 11/05/1918 - Lavrada a escritura de permuta da sede social pelo Cinema São Salvador, na Rua Francisco Procópio 5, pertencente a Salvador Ciuffo.
- 26/05/1918 – É realizada a primeira sessão com o nome de “Cine Theatro Sete de Setembro”.
- 22/08/1918 – Realizada a primeira reunião na sede da Rua Francisco Procópio.
- 15/12/1918 – É contratado a Salvador Ciuffo, pela importância de cinco mil réis mensais o abastecimento de água.
- 1921 – A diretoria delibera que a arrecadação das sessões das segundas-feiras será rateada entre os músicos que tocarem durante as exibições cinematográficas.
- 07/09/1924 – Eleita a primeira Diretoria Auxiliar, composta por senhoras; arrendamento do cinema; novo fardamento para a corporação musical.
- 1926 – Firmado contrato com a Universal Pictures.
- Outubro/1929 – Estréia no palco da Sete a “Companhia Theatral Artista Reunidos” com Dulcina de Moraes e Conchita Bernard.
- 1929 - Iniciada a construção da atual sede, sob a presidência de Diógenes Garcia Bastos, concluída na presidência de Christiano Alves Rodrigues, projeto do construtor português José Antonio de Almeida.
- 1930 - Inaugurado o cinema falado.
- 1931 - Inaugurada a “Biblioteca Popular Independência” (doada ao município em 1941).
- 1944 – Estréia a “Cia. Delorges de Teatro”, dirigida pelo astro da comédia brasileira Delorges Caminha.
- 1953 - Criado o “Conjunto Musical Miracema”, da Sociedade Sete de Setembro, dirigido pelos irmãos Garcia.
- 1956 - Eleita Maria Aparecida Franco para representar a Sociedade, no disputado concurso de rainha do Tiro de Guerra 217.
- 02/01/1995 – Através do Decreto nº 349, de 2 de janeiro, a Sete teve a sua fachada tombada como patrimônio histórico da cidade.
- 30/10/1997 – Criada pela Lei 660 a Escola de Música Sete de Setembro, em parceria com a Prefeitura."
Essa cronologia foi divulgada pelo Marcelino Tostes, no Baú do Marcelino, construído através do histórico que iremos apresentar em nova postagem.
Fotografia do Jornal Dois Estados, do Desfile Cívico Escolar em Miracema nesse 07 de setembro de 2009.
Acréscimos:
- em 1998: o Prêmio Mérito Cultural Hermes Simões Ferreira, pelo Conselho Municipal de Cultura;
- em30/11/ 2008: a Banda foi considerada Patrimônio Cultural Fluminense, através de ato do Governo do Estado do Rio de Janeiro.
Fotografia do Jornal Dois Estados, do Desfile Cívico Escolar em Miracema nesse 07 de setembro de 2009.
Acréscimos:
- em 1998: o Prêmio Mérito Cultural Hermes Simões Ferreira, pelo Conselho Municipal de Cultura;
- em30/11/ 2008: a Banda foi considerada Patrimônio Cultural Fluminense, através de ato do Governo do Estado do Rio de Janeiro.
Um comentário:
Rachel Bruno Siqueira disse...
Olhem com bastante ATENÇÃO, como NOSSA BANDA SETE está MUIIIIIIITO mais LINDA, DESFILANDO SOBRE NOSSA RUA DE CALÇAMENTO, LIMPÍSSIMO, DE PARALELEPÍPEDO!
Como COMBINARAM OS ESTILOS! Cidade do interior, com CASAS e todas as ÁRVORES das calçadas TOMBADAS PRESERVADAS, tem OUTRA VISÃO PARA O TURISTA QUE CHEGA,VÊ, SABE E FAZ A LEITURA DESTE POVO QUE ALI RESIDE: ACOLHEDOR, AFETIVO, HUMANO, SENSÍVEL, CARINHOSO, CUIDADOSO, AMOROSO, PRESERVADOR DAS COISAS IMPORTANTES DA VIDA ( NOSSAS RAIZES! ) E QUE QUER QUE ELE, TURISTA, VOLTE MUITAS OUTRAS VEZES ( pois de onde ele vem, está FUGINDO DA POEIRA DO ASFALTO, DA CORRERIA DOS CARROS E DAS PESSOAS, DO CALOR DAS CALÇADAS, DA FALTA DO ENCONTRO DAS PESSOAS PARA CONVERSAR, DO PERIGO PARA AS CRIANÇAS BRINCAREM NAS RUAS LIVRES ETC........)!
Não deixem NOSSA MIRACEMA FICAR IGUAL ÀS OUTRAS CIDADES. Ela TEM UM DIFERENCIAL QUE ATRAI MUIIIIIIIIITOS TURISTAS E AMIGOS, SOMENTE POR SER ASSIM COMO É: CIDADE DO INTERIOR!
Cuidem das outras coisas para ACOLHER MAIS TURISTAS: HOTÉIS, POUSADAS, LIMPEZA DAS PRAÇAS, CONSTRUÇÃO DE POLOS ESPORTIVOS NA CIDADE, NOS DISTRITOS E NA ZONA RURAL ( INCENTIVANDO O TURISMO RURAL ), CONSTRUÇÃO DE ESTRADAS RURAIS QUE POSSAM TRANSITAR DE JANEIRO A JANEIRO ETC..........
PARABÉNS BANDA SETE!
PARABÉNS AO MIRA FANTASY também, que soube aqui em Niterói que foi muito bom: Miracema lotada!
Rachel Bruno Siqueira
Postar um comentário