Arquivo VAGALUME

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

SANGUE MIRACEMENSE DIRIGE FILME BASEADO EM OBRA DE GUIMARÃES ROSA




Vinícius Gentil Coimbra, niteroiense, filho do miracemense Luiz Fernando Tostes Coimbra, dirige o filme "Matraga (A hora e a vez)", baseado no clássico de Guimarães Rosa, no sertão mineiro. Na imagem, extraída da capa do "Segundo Caderno" de hoje, do Jornal O Globo", aparece Vinícius com o braço estendido.
Vinícius dirige e assina o roteiro com Manuela Dias. É a estréia de Coimbra em longas-metragens. Vinícius viveu parte de sua juventude em Miracema e já brincou muitos carnavais no salão do Clube XV, na década de 80.
Além do diretor, sua ex-mulher, Vanessa Gerbelli, com quem tem o filho Tito, também participa do filme. O diretor tem em seu currículo a direção da minissérie "JK" e da novela "Celebridade".
Para esse longa-metragem foram 3 anos pesquisando locações. Um guia paulista, familiarizado com o universo de Rosa, falou do Parque Nacional das Sempre Vivas, no Vale do Jequitinhonha. O comboio com cerca de 80 atores e técnicos saiu de Diamantina naquele dia às 6h30min e só chegou às fazendas às 10h. Também há filmagens em locais como Biribiri e Capivari. Os carrapatos estão registrados na camisa de propaganda do filme, pois foi um dos problemas encontrados pela equipe de gravação.
O texto já teve uma adaptação clássica, feita por Roberto Santos em 1965, com Leonardo Villar no papel principal. Mas o sucesso do original não desanima a equipe. Coimbra também não vê problemas, diz a matéria do jornal:
"_ Santos fez uma opção mais neorrealista, era próprio da época dele. Preferi aproveitar o lado fabulista de Rosa. Ele pegou a história real dos jagunços e criou uma mitologia em torno. É bacana embarcar num mundo de personagens grandes como os que ele escreveu."
Numa viagem em busca de locação, a produção estava à procura de uma fazenda para o personagem do major Consilva (vivido por Chico Anysio). O guia falou de uma que estava abandonada. Mais tarde, o dono contou que já tinha sido feito um filme lá há 40 anos.
"-Era justamente o "Matraga" de Santos! E a fazenda foi usada pelo mesmo personagem, o major _ diz Coimbra. _ A gente nem sabia que o filme tinha sido rodado nessa região."
A produção que concluiu as filmagens mês passado e tem Fernanda Montenegro como a narradora, José Dumont no papel de um padre e trilha sonora de Jacques Morelembaum, está orçada em R$ 2,5 milhões. A idéia é inscrever o longa em fevereiro no Festival de Cannes.

Com informações, da matéria de autoria de Mauro Ventura, em Diamantina - MG, divulgada no Segundo Caderno, do Jornal O Globo de hoje, 05/10, matéria de capa.





Para quem não conhece o miracemense, pai do Vinícius, Luiz Fernando Tostes Coimbra, segue a foto abaixo: o pai no centro, com a Lucinha, ex-esposa e mãe do diretor, e as primas, também "Coimbra Tostes", Lourdinha, Inez e Helena.


Um comentário:

Anônimo disse...

DÁ-LHE MIRACEMA!!!!!!!!!

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG