Arquivo VAGALUME

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

SOBRE O BLOG "O VAGALUME"

O Blog “O Vagalume” surgiu de uma iniciativa de divulgação de informações sobre Miracema-RJ, “A Princesinha do Norte Fluminense”.
O nome foi escolhido em homenagem a uma professora primária, do Colégio Estadual Deodato Linhares, nas décadas de 70 e 80, que criou em sala de aula, na 3ª série primária, um jornal, de nome escolhido pelos alunos – “O VAGALUME”. Ele ficava no mural, no fundo da sala e os alunos o atualizavam. Dessa forma a professora incentivava seus alunos a lerem, a pesquisarem e a conhecerem o conteúdo jornalístico, como também a história regional e muitas poesias e trabalhos literários. A professora homenageada foi Orlanda de Martino Aversa, professora da administradora do blog, Angeline Coimbra.

Com o passar do tempo foram surgindo os colaboradores vagalumes: os miracemenses, Carlos Sérgio Barbuto, Juliana Rodrigues e Juscelino da Mota Alvim; e o mineiro, Rudá Ricci.
Dessa forma, desde o dia 22 de abril de 2009, o blog está no ar, trazendo informações culturais, de eventos, algumas curiosidades da história regional, notícias que estejam ligadas aos temas de interesse dos seus colaboradores, além de divulgar nossa cidade, no contexto regional.

Propomos algumas entrevistas que são parte do trabalho de pensar a nossa região e a nossa cidade no futuro.

Vagalumear é o verbo utilizado por nós, quando queremos chamar o leitor vagalume para o blog. Ao curtir o blog, lendo, comentando ou enviando contribuições, você está vagalumeando. O sentido que imputamos à palavra VAGALUMEAR é o sentido de “dar a luz”, iluminar os caminhos.

Recentemente, firmamos novas parcerias e esperamos continuar nesse caminho. A mais nova parceria foi com a WEB RÁDIO MORRO AZUL, de Miracema, que nos apresentou uma forma de oferecer ao leitor vagalume o som da rádio, enquanto está vagalumeando.

* Esse texto foi escrito para o blog "Itaperuna Notícias" nosso parceiro. Hoje, contamos com os colaboradores: Carlos Sérgio Barbuto, Juscelino Alvim e o mineiro Rudá Ricci.

2 comentários:

Anônimo disse...

Cara Angeline; e assim continuamos vagalumeando.
Dona Orlanda, mãe do grande amigo Sergio de Martino Aversa, era uma pessoa maravilhosa e ele, há muito não o vejo.
Abraços, Larry.

AngelMira disse...

Ele mora em BH.
Mas, coincidentemente hoje é o dia do Mestre e fica aqui nossa homenagem á nossa mestra!
Um bj, Larry!

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG