Arquivo VAGALUME

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

AJUDE A SALVAR O JORNAL "MONITOR CAMPISTA"!



No dia 04 de janeiro de 1834, há 175 anos,  foi fundado pelos médicos Francisco José Alypio e José Gomes da Fonseca Parahíba, o jornal O Campista, impresso que se fundiria com O Monitor, dando origem ao Monitor Campista, em 31 de março de 1840.
Considerando-se a data da fundação de O Campista, pode-se dizer que o Monitor Campista é o terceiro jornal impresso em atividade mais antigo do Brasil.
Os outros dois são o Diário de Pernambuco, de 7 de novembro de 1925 e o Jornal do Commercio, de 1º de outubro de 1927.
O jornal divulgou essa semana que sua última edição será a do próximo dia 15, a partir daí o jornal será fechado, após uma reunião que será realizada com os acionistas.
As razões para o fechamento não foram esclarecidas pelos proprietários do jornal. A crise se acentuou, no entanto, após o Diário Oficial do município de Campos ter deixado de ser publicado pelo Monitor Campista, o que era feito há mais de 100 anos. 
A história do Brasil e principalmente do Norte e Noroeste Fluminense está registrada nesse importante jornal.
Mas, com quase duzentos anos, o Monitor poderá fechar as portas. A Diretoria da Associação de Imprensa Campista (AIC) emitiu um manifesto que segue abaixo:


Carta pública aos Diários Associados

A Associação de Imprensa Campista, entidade que neste ano de 2009 comemorou os seus 80 anos, manifesta grande preocupação em relação à nota publicada hoje (11/11/09) no jornal Monitor Campista, com convocação de assembléia de acionistas, para discutir a proposta de encerramento das atividades da publicação.

Esta entidade entende nem ser necessário dizer, para os seus próprios donos, o tamanho da perda histórica e cultural que esta decisão representaria para o Brasil e, particularmente, para o Norte Fluminense.

Acreditando ser porta voz não apenas de jornalistas neste anseio, mas de toda a comunidade campista, a Associação solicita da direção dos Diários Associados um tratamento mais cauteloso em relação ao jornal campista, com a manutenção dos esforços pela superação da sua crise econômica.

Um jornal de quase duzentos anos, com credibilidade inatacável e patrimônio de todos os campistas, não pode desaparecer.

Campos dos Goytacazes, 11 de Novembro de 2009
Diretoria da Associação de Imprensa Campista



A sociedade de Campos está se mobilizando em prol da manutenção desse importante jornal e o jornalista Vítor Menezes criou até um blog, o  "VIVA MONITOR", assine o abaixo-assinado e ajude a manter viva a história e o emprego das pessoas.

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG