Arquivo VAGALUME

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

HOJE É DIA DE REIS


Encontro de Folias de Reis em Miracema - janeiro/2008


Folia de Reis é um festejo de origem portuguesa ligado às comemorações do culto católico do Natal, trazido para o Brasil ainda nos primórdios da formação da identidade cultural brasileira, e que ainda hoje mantém-se vivo nas manifestações folclóricas de muitas regiões do país.
Na tradição católica, a passagem bíblica em que Jesus foi visitado por reis magos, converteu-se na tradicional visitação feita pelos três "Reis Magos", denominados Melchior (ou Belchior), Baltazar e Gaspar, os quais passaram a ser referenciados como santos a partir do século VIII.
Fixado o nascimento de Jesus Cristo a 25 de dezembro, adotou-se a data da visitação dos Reis Magos como sendo o dia 6 de janeiro que, em alguns países de origem latina, especialmente aqueles cuja cultura tem origem espanhola, passou a ser a mais importante data comemorativa católica, mais importante, inclusive, que o próprio Natal. 
Na cultura tradicional brasileira, os festejos de Natal eram comemorados por grupos que visitavam as casas tocando músicas alegres em louvor aos "Santos Reis" e ao nascimento de Cristo; essas manifestações festivas estendiam-se até a data consagrada aos Reis Magos. Trata-se de uma tradição originária de Portugal que ganhou força especialmente no século XIX e mantém-se viva em muitas regiões do país, sobretudo nas pequenas cidades dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Rio de Janeiro, dentre outros.
Na cidade de Muqui, sul do Espírito Santo, acontece desde 1950 o Encontro Nacional de Folia de Reis, que reúne cerca de 90 grupos de Folias do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. É o maior e mais antigo encontro de Folias de Reis do país. O evento é organizado pela Secretaria de Cultura do Município e tem data móvel.
Um dos maiores incentivadores dessa cultura popular em Miracema foi o Sr. Benedito Siqueira, mais conhecido por Bené Siqueira. Veja outra postagem nossa sobre o tema aqui.



Em Blumenau o termo utilizado para designar os grupos musicais que visitam as casas nessa época é "terno de reis" e são muito famosos. O blogueiro e cientista social Adalberto Day entrevistou o principal representante dessa cultura blumenausense. Leia aqui.


No RIO DE JANEIRO:
Folguedo natalino tradicional no Brasil. Sua peregrinação reproduz a viagem dos Reis Magos a Belém em busca do Deus-Menino. Os grupos compõem-se de "companhias" de doze ou mais foliões, em geral músicos e cantores, aos quais se juntam os palhaços, que representam os soldados de Herodes. Cada grupo adota uma espécie de uniforme militar e seu instrumental é composto de violão, cavaquinho, sanfona, pandeiro, bumbo e caixa. A música, que se chama toada, é de estilo responsorial. Os palhaços, que têm obrigações e proibições específicas, recitam versos tradicionais ou improvisados, as "chulas", que divertem o público. As folias de Reis, comumente, são organizadas por devoção ou pagamento de promessa. A duração da promessa é de sete anos, no mínimo, e a renovação dos votos faz-se sempre no mesmo prazo. No Estado do Rio de Janeiro, o ciclo de apresentação da Folia de Reis, chamado "giro" ou jornada, vai de 24 de dezembro a 20 de janeiro, dividido em duas etapas. A primeira, de 24 a 6 de janeiro, quando cantam em louvor aos Reis Magos. A segunda, de 7 a 20 de janeiro, é dedicada a São Sebastião, reverenciado nas cantigas que entoam. Ao encerrar seu ciclo de apresentação, as folias costumam dar uma festa para agradecer as contribuições recebidas. É a "Festa de Remate", para a qual convidam parentes, amigos e outras folias, que comparecem uniformizadas. A Folia de Reis está presente na maioria dos municípios fluminenses.

Vídeos:
Desfile da Folia de Reis no Distrito de Venda das Flores, Miracema-RJ, dezembro/2007, por Carlos Augusto Tostes de Macedo.



Folia de Reis fazendo evolução no Encontro de Folias de Miracema-RJ, 13 de janeiro de 2008, mesmo autor.



Canto dos palhaços da folia no mesmo evento do vídeo anterior.


Fontes:
- Wikipédia, Inepac - www.inepac.rj.gov.br e dados do próprio blog.
Fotografias: Folias de Miracema-RJ, do Blog.

4 comentários:

Adalberto Day disse...

Angeline
Legal ver você na postagem. Realmente o material colhido, as informações que você postou são maravilhosas. Enquanto estou escrevendo para te parabenizar, estou ouvindo e vendo o DVD da Família Dias, um dos grupos mais tradicionais de nossa cidade e Santa Catarina. Essa família é de origem Portuguesa, e moram próximo a nossa residência. Hoje eles saem por todos os cantos para mostrar suas belas canções. Todos do grupo são parentes e amigos meus de muitos anos. Também temos outros grupo famosos por toda cidade.
Mas voltando a sua postagem, que fala sobre essa Folia de Reis tão tradicional em todos os cantos do Brasil, de tradição católica, mas que todos os credos respeitam, foram trazidas pelos portugueses desde 1500, ou a partir realmente da colonização em 1530.
Essa tradição que representa os três Reis Magos Belchior, Baltazar, e Gaspar que teriam visitado Jesus através de uma estrela (cometa) que os orientou, trazendo riquezas, ouro, incenso e mirra. É interessante que aqui próximo a Blumenau, divisa, existem a cidade de Gaspar, e Belchior. Outro fato interessante saber que no Rio de Janeiro a festa se prolonga até dia 20, aqui encerra dia 6 de janeiro.
Agradeço-te por citar nosso nome e retribuímos também em nosso trabalho, essa integração é maravilhosa, obrigado Angeline.
Adalberto Day cientista social e pesquisador da história em Blumenau SC

AngelMira disse...

Obrigada, Beto! Sempre participando conosco.
A integração sempre agrega e enriquece nosso trabalho.

kvari disse...

Pena que muita gente, principalmente os jovens, acham as Folias de Reis e também o Boi Pintadinho, o Mineiro Pau e o Caxambú - pra falar só nas manifestações de Miracema - coisa brega.

AngelMira disse...

Concordo com vc kvari, o bom nisso tudo é que a galera que luta pela manutenção dessa cultura popular tão característica trabalha muito e tem conseguido reunir crianças e transmitir a herança cultural.

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG