Arquivo VAGALUME

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Escritora natividadense Luzia de Maria recebe prêmio Literário Nacional

A escritora LUZIA DE MARIA – nascida em Natividade e morando em Niterói desde os 20 anos – acaba de conquistar o Prêmio Literário Nacional do PEN Clube do Brasil, 2011, na categoria ENSAIO, com a obra “O CLUBE DO LIVRO – Ser leitor, que diferença faz?”, publicado pela Editora Globo. Este é o segundo prêmio literário de abrangência nacional recebido por ela: o primeiro foi em 1988, quando Luzia de Maria, entre 553 escritores, foi um dos 7 premiados pela prestigiada Fundação VITAE, de São Paulo. Atualmente ela tem 15 livros publicados pelas editoras Globo, Vozes, FTD, Abril/Scipione, Brasiliense e Escrituras.

O PEN Clube é uma associação de escritores criada na Inglaterra, há quase 200 anos; está presente em 150 países e no Brasil existe há 75 anos. Durante esse tempo, foram premiados os mais consagrados escritores brasileiros, como Carlos Drummond de Andrade, João Guimarães Rosa, João Cabral de Melo Neto, Érico Veríssimo, Gilberto Freire, Barbosa Lima Sobrinho, Moacyr Scliar, Fernando Sabino, Lygia Fagundes Telles, Mário Quintana.

Ao receber o Prêmio, Luzia de Maria, que há algumas décadas vem fazendo palestras e cursos em todo o país sobre LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES, assim se manifestou:

“Ter o nosso trabalho reconhecido é sempre uma grande alegria. Ter o meu nome inscrito ao lado de tão admiráveis e ilustres escritores é, além de prazeroso, uma importante responsabilidade. E ter conquistado esse prêmio com a obra O CLUBE DO LIVRO – Ser leitor, que diferença faz? é ainda mais gratificante. Porque este livro é um gesto de reverência à leitura e especialmente à leitura do texto literário; é um canto de sedução na conquista de mais leitores para as extraordinárias obras literárias que são nosso legado humano. Legado este que só se consubstancia no encontro autor-leitor.

Porque, na cadeia de produção, circulação e recepção do livro, impresso ou e-book, é urgente que nos preocupemos – nos lares e nas escolas – em formar leitores; em cultivar em nossas crianças e jovens o gosto pela leitura, o amor pelos livros e pelo conhecimento – ingredientes dos mais salutares na manutenção da curiosidade criadora. Esta tem sido minha bandeira de luta há 30 anos, e este prêmio também põe em meus olhos um brilho de esperança: que as veementes palavras de Ziraldo em seu blog (21/09/2009) se tornem realidade, e este livro possa contribuir para a construção de um Brasil verdadeiramente leitor: ‘Este livro tem que ser lido por tudo quanto é professor e professora, tudo quanto é autoridade ligada à educação e à cultura (quer dizer: todas as autoridades desse país)’.”

Do Portal Natividade - com autorização de Elizabeth Ribeiro.

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG