Arquivo VAGALUME

domingo, 8 de janeiro de 2012

O NOROESTE FICARÁ ESQUECIDO ATÉ QUANDO?

Mapa: FirjanRJ

A região Noroeste fluminense é esquecida por todos o governos e políticos do Brasil, o que não é novidade. Todo início de ano é essa mesma tragédia, quando as chuvas chegam e as enchentes tomam conta, tirando vidas, destruindo casas e lugares, levando o pavor aos cidadãos.
O povo é guerreiro e luta incessantemente contra todas as intempéries. Isso não justifica, porém, o descaso das autoridades durante os 365 dias do ano. Principalmente, quando estão elaborando seus Planos Plurianuais, LDO´s e LOA´s. Todas as esferas deveriam incluir investimentos de médio e longo prazo para a região, pelo menos para que nessa época do ano, os cidadãos possam viver com tranquilidade. Sem prejuízos materiais, morais e psicológicos.
O jornal "O Estado de São Paulo" divulgou há pouco uma matéria, intitulada "Encontro de ministros serve como prévia de balanço sobre chuvas para Dilma". A reportagem, de Ligia Formenti e Rosa Costa, diz que a presidenta Dilma Rousseff se reuniu com 5 ministros hoje para discutir a situação das cidades afetadas com as chuvas de verão, em MG, RJ e, mais recentemente, ES. É muito provável que seja uma avaliação pontual, da situação das últimas cheias. Nada no sentido de se fazer um estudo específico das áreas afetadas, para que sejam feitos investimentos de médio e longo prazos nessas regiões, sobretudo no Noroeste do RJ e MG. Em MG são cerca de 71 cidade atingidas. Participaram dessa reunião, coordenada pela ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, os seguintes ministros: Fernando Bezerra Coelho (Integração Nacional), Paulo Sérgio Passos (Transportes), Alexandre Padilha (Saúde) e Aloizio Mercadante (Ciência e Tecnologia). Humberto Viana, secretário Nacional da Defesa Civil também esteve presente.
O mínimo que se espera dessas reuniões, é que se possa reunir dados e informações, a fim de buscar técnicos especializados, para avaliar a necessidade da região no longo prazo. De imediato muito se sabe, mas quanto às ações necessárias a mitigar essa vulnerabilidade natural da região, o que tem sido feito?
Como assistimos pelos jornais, na região Serrana o dinheiro enviado para obras de recuperação e prevenção 'escorreu pelos dedos'. Por isso, é muito importante que a população se una, atue no controle social e de forma a exercer sua cidadania, cada dia mais, de forma plena. Precisamos deixar de assistir à representação e conduzirmos participativamente os fatos da cidade, do estado e do país em que vivemos.
Por falar em controle social, a Corregedoria Geral da União (CGU), junto com o governo federal, está promovendo a I CONSOCIAL (I Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social). Até o momento, no Noroeste fluminense, apenas o município de Pádua convocou a etapa municipal, como já publicado nesse blogue. Nos demais municípios não se tem notícia, por omissão do poder público, ou por omissão da própria sociedade civil, que poderia convocá-la.
"E assim, caminha a humanidade!"


Tentaremos abordar esse tema mais vezes, em outras postagens, de forma pontual!

Um comentário:

Anônimo disse...

Angeline,

Ficará esquecido até quando não muderem fizerem uma reforma política decente, implementando o voto distrital.

Enquanto não tivermos voto distrital, permaneceremos sendo reféns dessa emendas parlamentares que não resolvem o problema, e que são concedidas a troco de apoio politico.

Hebert Calor

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG