Arquivo VAGALUME

sexta-feira, 19 de abril de 2024

ENTREVISTA COM O FIGURINISTA E CENÓGRAFO MIRACEMENSE - EDUARDO BUENO

O
blogue fez uma breve entrevista com o miracemense Eduardo Bueno, que é cenógrafo, figurinista e também escritor. Tivemos uma rica experiência por estudarmos juntos no Colégio Estadual Deodato Linhares, onde o talento do Bueno já vinha se revelando e incentivado por professores, como a saudosa Dona June, organizou peças teatrais, desfiles e vários eventos.

Radicado na cidade serrana de Nova Friburgo, que tem o maior carnaval do interior fluminense, Bueno segue uma carreira sem fronteiras... Vejam.


ENTREVISTA

BLOGUE - Seu talento para arte se revelou muito cedo. Já no Colégio Estadual em Miracema alguns professores lhe apoiavam em peças de teatro, além de outras experiências. Como tudo começou?

BUENO: Tudo teve inicio nas aulas de teatro com minha catequista na matriz de Santo Antônio. No Deodato foi aflorado pelo incentivo de muitos professores. Com um grupo de amigos, cheguei a gravar cenas de vídeo amador para um curta metragem ai nas ruas. Os meus livros e suas historias se desenrolam por ai nestas ruas tão cheias de saudades. Depois veio a formação de grupo de teatro amador com a turma de terceiro ano apoiado pela escola. Em seguida grupo de teatro para a Paixão de Cristo. Tudo veio se lapidando com muito incentivo de pessoas, que me apoiaram como os professores do Deodato. Este colégio me ensinou muito mais que eu poderia imaginar. Me preparou para o mundo. Para o palco. Para as telas. Para as possibilidades imersíveis nas letras.

BLOGUE - Depois da sua formatura , você se mudou para Nova Friburgo de imediato? Conta um pouco dessa mudança?

BUENO: Depois que me formei, comecei a fazer faculdade em Itaperuna. No segundo período, larguei porque não estava gostando. Trabalhando na Leader, fui escalado para a inauguração de uma loja em Nova Friburgo. Com três meses aqui, decidi ficar pois o clima e as pessoas me cativaram.

Sair de Miracema foi uma decisão muito.dificil. Largar a família. Largar amigos. Porém, a vida me chamava para coisas além do esperado.

BLOGUE - Eu já vi trabalhos seus, fotografias, em carnavais, festas e várias outras coisas. Qual a sua especialidade e como chegou no cinema?

BUENO: Quando cheguei em Nova Friburgo alguns amigos me apresentaram ao carnaval, que aqui é imenso, considerado o maior Carnaval do interior do Brasil. Com nomes de referência, de poder no Carnaval do Rio.

Em pouco tempo estava nos barracões desenvolvendo minhas habilidades em pintura, decoraão e figurinos. Cheguei a desenhar para o carnaval virtual e fui premiado como revelação no Brasil. Com um amigo, montamos uma empresa de decoração de eventos e somos referência aqui. Em pouco tempo, o pessoal das escolas infantis começaram a me contratar como cenógrafo e figurinista para seus espetáculos de final de ano. Assim, como as escolas de ballet. Cheguei a desenhar para carnaval de Portugal este ano, com meu trabalho sendo enviado internacionalmente.

Com o cinema aqui, fiz cenário para um curta com produção local. Um cenário para casamento do filme da Globofilm -  Operação Cupido. Figurinos e direção de arte do curta - Em Busca do Omegatrone, com apoio da Ancine e agora na produção de figurino e efeitos de um outro longa -Tarde Demais. Tudo começou com o espelhamento do meu trabalho de cenários.

Em fevereiro o novo livro sai pela editora Viseu. Claro que minha amada Miracema esta nele.

BLOGUE - o que você diria para um jovem que tenha talento, como você demonstrou desde cedo?

BUENO: Escute seus professores!!! Sao eles que te mostram os melhores caminhos! Porque fazem vc se descobrir.

Eduardo Bueno vai lançar o novo livro no próximo mês de maio. Esperamos que possa fazer um lançamento especial em sua terra natal e tão amada, Miracema!

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG