Arquivo VAGALUME

segunda-feira, 19 de julho de 2021

MOMENTO POÉTICO INSPIRADO NA RUA DA CAPIVARA

Panorama da Rua Cândido Dias Tostes, a partir da esquina com a Dr. Monteiro. Foto: cedida a LM por José Frederico e Antonio Raymundo Magalhães Siqueira, 2008.
Para falar de um logradouro como a atual Rua Cândido Dias Tostes, que também foi Rua dos Tostes, conhecida ainda pelo antigo nome "Rua da Capivara", por ser caminho para a estrada que levava à cidade mineira de Palma, então denominada Capivara, hoje apresentamos uma poesia regada a....

Memórias - (Rua da Capivara)

Existiu numa rua, uma casa,
a primeira em que morei, vivi

Cheiro de frutas,
vozes:
"Vem almoçar menina!"
"Vem tomar banho já!"

"O carro tá cantando",
"O carro ficou quieto"...
"Menina para de chorar!"

"Isto são modos?"

Debaixo do assoalho
o velho armário verde
cheio de embalagens vazias de
bombril
Que caiu em cima de mim!

Um pé de limão
onde minha mãe colhia
e fazia limonada pra mim
O pé de figo de que minha mãe
gostava
e eu tanto admirava!

Meu avô,
meu pai,
minha amiga de infância...
Nunca mais os vi!

A cobra verde
que morava lá embaixo
do quintal
O sapo que morava na cacimba!

Nunca existiu o pé de
manga que sonhei...

Existiu uma rua
a primeira em que morei, vivi
e minha avó ainda lá vive!

Os aniversários,
os batizados de
bonecas
Bolos de barro
confeitados com
flores do mato!

A casa mal-assombrada
que de fantasmas não tinha nada!
e... passávamos morrendo de medo,
caladas!

A farmácia do Seu Henrique,
a padaria da Tereza, depois
do Seu Quinquim!

O velho que comia tanajuras...

Lembro-me bem:
as paredes, portas e janelas
tinham olhos e ouvidos
e as calçadas também!

Poesia de Rosiléia Maria Felismino Guimarães
Em 07/10/2004

3 comentários:

Terezinha disse...

Nossa,que saudade! Nasci na casa ao lado, com dona Aurora, sua avó, me recebendo, na rua que tem o nome do meu bisavô e, exatamente dividindo um primeiro de maio com sua mãe Celia. Emocionante, Rosiléia.

AngelMira disse...

Essa rua, como diz a poetisa, fala... Muitas histórias pra contar... Aliás, foi num 01 de maio que nos despedimos da Célia, numa comemoração com td a família reunida, sem saber que ela partiria pouco tempo depois...

Rose Guimaraes disse...

Tenho as melhores lembranças dessa rua, porque foi a primeira que morei. Moravam muitas crianças, as casas tinham quintais grandes, por isso inventávamos muitas brincadeiras. E minha avó Aurora morou por quase 80 anos.

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG