Arquivo VAGALUME

sexta-feira, 16 de julho de 2021

PRAÇA WALLACE DE MARTINO AMIM

 A Praça Wallace de Martino Amim está localizada na entrada ao Vale do Cedro e tangencia as ruas Salvador Ciuffo e Avenida Pedro Gonçalves. Pertence ao Bairro Rodagem.

Ricarda Maria Leal Alvim, nossa saudosa tia Ricarda, assim a descreveu em Logradouros de Miracema III:

A Praça Wallace de Martino Amim ocupa um espaço triangular e tem como moradoras poucas árvores que cobrem os pequenos bancos ali existentes com mantos confeccionados com suas sombras.

Uma praça simples, mas o nome que ela adotou a tornou fascinante. A paisagem viva que toma conta daquele pitoresco lugar é a constante alegria dos moradores da rua em que ela fica situada.

Quando uma pessoa passa por essa Praça, sente uma emoção incontida quando são despertadas, em seus pensamentos, pelas lembranças musicadas pelos seus feitos, pela alegria contagiante de um jovem que começava a abrir, com muita propriedade e sabedoria, um espaço infinito para o trabalho, para a vida e para o amor. Essa imagem jamais será apagada da memória de todos os que conheceram Wallace de Martino Amim.

É uma Praça que se tornou parte integrante da paisagem que enfeita aquele encantador recanto e todos os olhares para ela se convergem com o objetivo de admirar o belo dentro da simplicidade e ao mesmo tempo esbarram na doída saudade de um tempo que registra a história de Wallace de Martino Amim. E o que é a saudade para todos os que guardam na memória fatos de uma
vida que se eternizou? ´´A saudade é a luz que ilumina a estrada do passado". E é essa luz que faz com que todos continuem admirando, lembrando e valorizando a sua inteligência, a sua contínua determinação, sentindo ainda que o seu principal desejo era ofertar, com o seu trabalho, o melhor para o Município que ele tanto admirava.

Tudo o que fez parte desse inesquecível vulto, continua nessa Praça coberta de um silêncio repousante, afirmando que todo o seu encanto está concretamente vivo nesse valoroso nome: Wallace de Martino Amim.
 
Wallace Martino Amim,
Sua Praça é o seu céu também.
Sua eternidade hoje é assim:
Aqui -Herói. Anjo no além.

QUEM FOI WALLACE DE MARTINO AMIM?
Wallace. Foto do acervo de Marcelo S. de Martino

                                 Por seu primo Miguel Angelo de Martino Alves

Filho único de Chicralla Amim e Orlanda de Martino Amim, nascido às 08 h de 22/09/1922, era descedente de libaneses pelo lado paterno e de italianos e portugueses pelo lado materno. O pai nasceu em Richimaya, Líbano, foi um dos proprietários da Fábrica de Tecidos e Tecelagem São Martino e faleceu em Miracema. A mãe nasceu e faleceu em Miracema, logo após o parto de seu único filho.

Neto-materno de Francisco Antônio Bruno de Martino, italiano e fundador da Fábrica de Tecidos e Brasileira Lídia Lobo de Martino (Sá Dona), que era filha de português, proprietário de terras de café no distrito de Colônia, pertencente a São Fidélis.

Wallace foi criado por sua avó Brasileira e sua tia Doninha, atendendo ao último pedido de sua mãe que agonizava, vítima de eclâmpsia.

Foi enviado a São Paulo para estudar no Mackenzie, onde se formou em Engenharia, sendo o orador oficial da turma. Estudou com ele: o ex-governador de São Paulo, Roberto de Abreu Sodré, apelidado de Bé.

Amigo íntimo e partidário de Adhemar Pereira de Barros, presidente do PSP – Partido Social Progressista e ex-governador de São Paulo, candidato a presidente da República por duas vezes. Adhemar de Barros esteve em Miracema, a convite de Wallace e seu tio Bruno de Martino, que viajaram pelo interior do Brasil como oradores oficiais em campanhas políticas. 

Wallace foi o engenheiro chefe da CEDAE de Miracema, que foi inaugurada, juntamente com o Dr. Sebastião Bruno, deputado, aproximadamente, em 1963.

Foi proprietário da Concessionária General Motors (GM) em Caratinga-MG e da General Motors de Miracema, juntamente com seu pai. Foram os primeiros revendedores da marca Frigidaire (GM).

Jazigos perpétuos da família, no primeiro a bisavó-materna, Giovanna e sua neta Maria Ivette, falecida ainda criança; no mais alto: mãe Orlanda, filho Wallace e, possivelmente, pai Chicralla. Foto sacada no Cemitério Municipal de Miracema, pela blogueira no dia 07-jun-2007.

Falecido em março de 1966, em acidente de automóvel em Pedro do Rio, Petrópolis, RJ, acompanhado de Ethel Cascardi de Barros e uma outra moça de Miracema. O veículo rodou na pista que estava suja de óleo e precipitou-se nas águas do rio. Sepultado em Miracema.

Para não estender muito, faremos nova postagem, com declarações de jornais da época.

Informações do blogue e do Logradouros de Miracema, volume III.

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG