Arquivo VAGALUME

sexta-feira, 3 de setembro de 2021

NOVA FRIBURGO: PATRIMÔNIO MATERIAL DO HISTÓRICO CLUBE XADREZ AMEAÇADO

Clube Xadrez de Nova Friburgo - Foto: IBGE


O histórico Clube Xadrez, de Nova Friburgo, tem sua história forjada pela evolução econômica e social da cidade serrana. Segundo o IBGE, 
o Clube surgiu, assim como outros clubes sociais, em meados do século XX. Até então o espaço de sociabilidade da elite friburguense ocorria nos hoteis da cidade [...]. [...]formado por ricos comerciantes, diretores executivos das indústrias recém-criadas no município e profissionais liberais. Funcionou inicialmente no Hotel Salusse, depois se instalou em cima de uma confeitaria, onde é a Predial Primus, antes de construir sua nova sede em estilo mourisco na Praça do Suspiro.

Conforme destaca a historiadora Janaína Botelho (A Voz da Serra, 10-set-2014): "

Quando ainda funcionava na Praça Getúlio Vargas, da sacada do seu prédio vinha um saxofonista que tocava o retumbante instrumento, avisando que o baile já iria começar, segundo registra a memória dos que viveram essa época.

Com o passar do tempo, "começaram a adquirir títulos do clube as pessoas de classe média, possivelmente pequenos comerciantes e alguns operários". Então, "a elite local começou a procurar uma nova sede, formando um clube mais exclusivista. Para tanto, adquiriram a propriedade da família Guinle, outrora casa de campo da família do Barão de Nova Friburgo, e o denominaram Country Club" (IBGE; BOTELHO, 10-set-2014). 

O Clube de Xadrez está localizado na Avenida Galdino do Vale Filho, 151, no Bairro Centro.

Na coluna da historiadora citada, já em 2014, a questão da possibilidade de um empreendimento imobiliário ocupar o espaço da área social do Clube Xadrez estava em pauta. Na ocasião o local havia sido arrendado para a prefeitura de Nova Friburgo realizar atividades com grupo de idosos. 

A autora cita ainda as mudanças sociais, que fizeram com que os clubes sociais não atendessem mais à demanda da sociedade. Isso fez com que os clubes buscassem se adaptar. Assim, o Country Club alugou a sua boate para a Universidade Cândido Mendes, abrigando a Escola de Gastronomia. Famosos chefs de cozinha foram chegando e foi dado treinamento aos profissionais de restaurantes e empreendedores, melhorando a mão de obra local nesse tipo de prestação de serviço.

No entanto, essa blogueira concorda com Botelho, que afirma o seguinte: "O progresso não significa romper elos com o passado".

O fato é que 7 anos depois da reportagem citada, o salão social do Clube Xadrez foi vendido para um empreendimento imobiliário que irá construir um prédio no local, ao lado da sede oficial. Conforme o jornal A Voz da Serra, vai virar prédio, não é tombado. O terreno foi desmembrado em dois lotes em 2015 e a sede está protegida. A prefeitura alega não poder impedir venda de bem privado. 

Espera-se que a população friburguense consiga agir e evitar essa tragédia anunciada!

Fontes:

IBGE. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=447882#:~:text=Era%20formado%20por%20ricos%20comerciantes,mourisco%20na%20Pra%C3%A7a%20do%20Suspiro.

BOTELHO, Janaína. Clube de Xadrez: início do fim? Jornal A Voz da Serra, 10-set-2014. Disponível em: http://acervo.avozdaserra.com.br/colunas/historia-e-memoria/clube-de-xadrez-inicio-do-fim

OLIVEIRA, Adriana. Salão social do Clube de Xadrez que vai virar prédio não é tombado. Jornal A Voz da Serra, 03-set-2021. Disponível em: https://avozdaserra.com.br/noticias/salao-social-do-clube-de-xadrez-que-vai-virar-predio-nao-e-tombado?fbclid=IwAR0BWTKycv1oTJYNhdmnKvGcWVTirheF15VP4C5h6PJ5emhOMEs4fBQjYNE

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG