Robert Nesta Marley, ou Bob Marley, conquistou o público de todo o planeta com a música jamaicana, o reggae, nascido de estilos que misturavam um pouco de música caribenha com o jazz norte-americano, como o SKA. Assim, a Agência Brasil, através dos editores Raquel Mariano/ Renata Batista, apresentam o grande Rei do Reggae.
A matéria registra que no Brasil, 11 de maio, que marca a morte de Bob Marley, foi instituído o Dia Nacional do Reggae por força de lei, sancionada em 2012. Trata-se da Lei n. 12.630/12, com objetivo de homenagear esse ritmo incorporado à cultura popular brasileira por tantos artistas, desde Gilberto Gil, passando por Chico César e Edson Gomes.
Recentemente, o deputado estadual Bira Corôa Lula (PT-BA) apresentou projeto de lei para criar o Dia Estadual do Reggae, a ser comemorado no dia 11 de maio. Segundo o parlamentar, o reggae é "Muito mais que um ritmo musical, o reggae tem um forte apelo com a espiritualidade ancestral africana".
Ao justificar a proposta, Corôa afirma que "o reggae é um gênero musical desenvolvido originalmente na Jamaica do fim da década de 1960. 'Tem como marca essencial a crítica social, embalados por temas contra as desigualdades, o preconceito, o racismo, a fome, entre outros movimentos de luta e resistência social'"
"Além disso, "Bira lembrou ainda que o ritmo jamaicano está presente na forte ligação/inspiração com Vossa Majestade Imperial Haile Selassie I - Ras Tafari I. A essência musical do Reggae, acrescentou ele, propõe um resgate dos princípios e valores que nos mantém ligados a uma perspectiva positiva sobre a vida".
Assim, o projeto de lei para a "instituição do dia Estadual do Reggae tem por objetivo ressaltar os valores culturais, artísticos e musicais da maioria da população baiana, a população negra, que tem no Reggae seu grito contra a opressão”, concluiu o parlamentar". (Site AL-BA).
Informações do site dão conta de que a proposição foi protocolada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) e foi subscrita pelos deputados: Jacó da Silva (PT), Olivia Santana (PC do B) e Fabíola Mansur (PSB).
Nenhum comentário:
Postar um comentário