Arquivo VAGALUME

segunda-feira, 29 de novembro de 2021

ESCOLA DE TEATRO - O TABLADO - AGORA É PATRIMÔNIO CULTURAL E IMATERIAL DO ERJ

Lei que reconhece a importância do espaço para a arte foi sancionada pelo governador Cláudio Castro

Palco que lapidou e formou grandes talentos, a escola de teatro O Tablado, que comemora 70 anos em 2021, passa a ser, agora, patrimônio cultural e imaterial do Estado do Rio de Janeiro. O reconhecimento veio por lei sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada nesta segunda-feira.

Criada em 28 de outubro de 1951 pela jovem mineira Maria Clara Machado e um grupo de artistas, a escola de teatro foi categorizada, inicialmente, como um “grupo amador” – como descrevia a ata de fundação.

Passados os anos, o espaço foi ganhando notoriedade e firmando sua importância na cena carioca pela montagem de clássicos, como ‘Nossa Cidade’, de Thornton Wilder, e também pelo teatro infantil.

Em 1955, O Tablado apresentou ao público ‘Pluft, o Fantasminha’, um de seus maiores sucessos. De Maria Clara Machado, o texto ultrapassou as fronteiras do país e foi traduzido para diversos idiomas.

Bem tombado já pela Prefeitura do Rio, O Tablado tem, atualmente, cerca de 700 alunos e 20 professores. A lei estadual é derivada de projeto de autoria do deputado Noel de Carvalho (PSDB).

Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG