Arquivo VAGALUME

sexta-feira, 5 de novembro de 2021

MIRACEMA: CIDADE ALCANÇA O MAIOR IOEB DO ESTADO DO RJ

O município de Miracema alcançou este ano o maior Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB) no estado do Rio de Janeiro. A região noroeste fluminense se destaca no estado, com vários municípios com índice superior à mediana nacional (4,9).

O IOEB não é um índice oficial do Ministério da Educação, mas foi criado pela Comunidade Educativa CEDAC, que é  uma Organização da Sociedade Civil que concebe e implementa estratégias para promover a melhoria de práticas educativas das redes públicas no Brasil. A proposta desse índice é mais abrangente do que a do IDEB e outros índices utilizados pelo governo federal, pois insere na avaliação o aspecto territorial.

Segundo o sítio dedicado ao índice, o Ioeb "indica as oportunidades educacionais oferecidas para todas crianças e jovens em um município ou estado. Inclui tanto informações referentes à qualidade da oferta para alunos que frequentam as redes públicas e privadas como também informações referentes àquelas crianças e jovens que não frequentam a escola. Possibilita uma visão integral do território, incorporando aspectos de domínio cognitivo individual, mas também aspectos sistêmicos, que podem contribuir para o fortalecimento do regime colaborativo no país.

Dos 13 municípios da região noroeste fluminense, 5 municípios tiveram índice um pouco inferior à mediana nacional que é 4,9, os demais estão com índice na mediana ou superaram esse valor, conforme abaixo:

APERIBÉ = 4,9
BOM JESUS DO ITABAPOANA = 5
CAMBUCI = 5
ITAOCARA = 5,1
ITAPERUNA = 5,3
MIRACEMA = 5,4
SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA= 5,3
SÃO JOSÉ DE UBÁ = 5

Esse resultado mostra, como ilustra o mapa, o destaque que tem a região noroeste fluminense na educação em todo o estado, a região tem destaque também no IDEB. Existe uma tradição de educação de qualidade na região e vemos que isso vem se mantendo ao longo de décadas.

Miracema, que teve o maior índice no IDEB, agora também se destaca com o maior índice estadual no IOEB. 

O índice varia de 0 a 10 e por isso é importante observar que muito há que se caminhar nos investimentos federais, estaduais e municipais na educação.

Parabéns a todos os municípios que apresentaram bom resultado, que os demais sigam a mesma trajetória. 

As informações são do www.ioeb.org.br

Clique aqui e leia matérias desse blogue relacionadas à educação e ao IDEB.

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG