Arquivo VAGALUME

domingo, 21 de novembro de 2021

MPF PEDE EXPLICAÇÕES SOBRE GUARDA AMBIENTAL FANTASMA EM ARARUAMA

O jornal O Dia trouxe matéria, da autoria de Renata Cristiane, que dá conta de ocorrência curiosa. "O Ministério Público Federal pediu explicações à Prefeitura de Araruama, na Região dos Lagos, sobre uma possível insuficiência de guardas ambientais para fiscalizar a Lagoa de Araruama. O pedido é assinado pelo procurador Leandro Mitidieri".

Oposicionistas da prefeita, Lívia Bello (PP), alegam que Prefeitura criou uma “estrutura fantasma” com apenas um guarda para fiscalizar a Lagoa de Araruama, com o objetivo de conseguir recursos do ICMS Verde.

O MPF dá 20 dias, a partir de 4 de novembro, ao município para que “informe quantos agentes municipais exercem atualmente fiscalização sobre a atividade de pesca ilegal na Lagoa de Araruama, nos limites da cidade”.

O objetivo é esclarecer se procede a denúncia de que, dos agentes listados pelo município, apenas um guarda ambiental faria fiscalização sobre a pesca ilegal na Lagoa, o que, “em análise perfunctória, parece ser insuficiente para atender à extensão daquele corpo hídrico nos limites de Araruama”.

Só em 2020, a Prefeitura recebeu mais de R$ 5.202.024,02, segundo Boletim da Secretaria Estadual de Meio Ambiente.

Ao Portal O Dia, o autor do pedido de explicações, Leandro Mitidieri, informou que o MPF “não sabe se é fantasma” e se limitou a dizer que “estamos questionando nos termos acima”.

Em nota, a Prefeitura de Araruama informou que, “em relação ao questionamento do Ministério Público, já está sendo elaborada a resposta e os esclarecimentos necessários, dentro do prazo legal”.

O município argumenta que “o MP só pede esclarecimentos quando há algum tipo de denúncia, que pode vir de qualquer pessoa, inclusive da oposição”.

A Prefeitura ainda “reforça que cumpre seu papel em prestar os esclarecimentos”, dizendo que “dezenas de questionamentos são feitos à Prefeitura e todos respondidos pela Procuradoria-Geral do Município”.

Por fim, no que diz respeito ao questionamento de suposta insuficiência de guardas para a questão da pesca ilegal, a Comunicação de Araruama afirmou que “não há nada de errado nas fiscalizações”.

Do jornal O Dia.

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG