Foto: Walter Moreira Santos, em 02-mar-2008, do Jornal O Porta Voz. |
A Travessa José Mercante, com Mercante escrito com "e", apesar do patrono ter sido registrado pelo nome italiano original com "i", Mercanti, conforme informações de seu primo, o saudoso jornalista Renato Mercante. A travessa fica no Bairro Jardim Beverly em Miracema. Tem início na Rua Camilo Mercante e término na Rua Estorgilda Dias Sentineli, sem ruas transversais. Seu patrono era conhecido por Noqueta.
A Lei no. 1159, de 22/10/2007:"Dá nome de José Mercante a uma Via da Cidade.A Câmara municipal de Miracema aprova e eu Prefeito Municipal sanciono a seguinte lei:Art. 1º. – Fica denominada José Mercante a 1ª. (primeira) travessa situada entre as ruas Camilo Mercante e Estorgilda Dias Sentineli, ambas no bairro Jardim Beverly, nesta cidade.Art. 2º. – Fica o prefeito autorizado a confeccionar a referida placa.Art. 3º. – Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário.PREFEITURA MUNICIPAL DE MIRACEMA, 22 DE OUTUBRO DE 2007Carlos Roberto de Freitas MedeirosPrefeito Municipal de Miracema."
QUEM FOI JOSÉ MERCANTI?
José Mercante, "Noqueta", acompanhado do genro e deputado Luiz Fernando Monteiro Linhares, fiscalizando obra. Acervo do neto Marcus Felipe Mercante Linhares, divulgado por Tadeu Miracema. |
Por seu primo, José Renato Martins Mercante (1956)
Nascido em Miracema-RJ, José Mercanti era mais conhecido por Noqueta. Filho de Alfredo Mercanti e Filomena Calcagni Mercanti. Neto-paterno de Luiggi Mercanti e Assunta Santini Mercanti. Teve 7 irmãos: Silvestre Mercante, Luiz Mercante Neto, Antônio Mercante (Argentino), Salvador Mercante (Piuça), Miguel Mercante (Iiete), Alfredo Mercante Filho (Neném) e Totita Mercante.
Casou-se com Lydia Barros Mercante (1914/?) e teve os seguintes filhos: Maria Aparecida, Maria das Graças, José Maurício, Maria Elizabeth, Pompéia e Maria Salete Barros Mercante (?/1981) falecida no mesmo acidente automobilístico que vitimou seu cunhado Luiz Fernando.
Começou a sua vida de trabalhador bem cedo, ainda rapaz, como alfaiate. Ensinou o ofício para os tradicionais alfaiates miracemenses Chiquinho e Antônio Montes. Segundo relatos de pessoas que usaram os serviços de José Mercanti, Noqueta, como era conhecido, seu trabalho era de primeiríssima qualidade.
Com os recursos que juntou, comprou o Sítio Panorama, na Divisa de Miracema com Laje do Muriaé, em sociedade com seus irmãos Silvestre e Salvador (Tiuça).
Com o dinheiro que juntaram, compraram e deram forma de grande indústria local à Cerâmica Miracema.
Foto sacada por mim em 26-dez-2006 |
Em seguida, José Mercanti e seus irmãos montaram a Fábrica de Ladrilhos Miracema e uma loja de materiais de construção que funcionava no mesmo imóvel.
Em 1982, após a morte prematura de seu genro, o saudoso deputado estadual Luiz Fernando Monteiro Linhares, de quem era sócio neste empreendimento, José Mercanti não mediu esforços e montou a Rádio Princesinha do Norte AM, na freqüência de 1530 KHZ, a primeira emissora de radiodifusão comercial de Miracema, única até o momento.
Paralelamente, José Mercanti, seu irmão Salvador Mercante e o primo Walace Mercante implantaram o maior loteamento urbano de Miracema, no bairro Demétrio, hoje, com centenas de unidades habitacionais. José Mercanti concedeu prazos e outras condições de pagamento especialíssimas para dezenas de famílias de baixa renda que o procuravam para adquirir um dos lotes.
Influenciado por seu genro, o deputado Luiz Fernando Linhares, e pouco mais de um ano após a morte dele, José Mercanti enveredou-se na política miracemense. Candidatou-se a Prefeito do Município em 1982, mas não se elegeu.
*****
Informações extraídas de Logradouros de Miracema, com atualizações de 01-jul-2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário