Arquivo VAGALUME

sábado, 27 de novembro de 2021

NOROESTE: AINDA SOBRE A REUNIÃO DO PRESIDENTE DA ALERJ EM ITAPERUNA

Segundo o presidente da Alerj, deputado André Ceciliano (PT), a reunião tem por objetivo explicar o que é o Fundo Soberano e promover um amplo debate sobre o Estado que queremos construir juntos. Nunca as condições foram tão favoráveis como agora, quando o Rio está com o pagamento de suas dívidas com a União suspenso por dez anos, devido à reentrada no Regime de Recuperação Fiscal, e o Pré-Sal produz a pleno vapor.

O Noroeste fluminense, com seus 13 municípios, representa apenas 1,94% do total da população e 1,38% do emprego formal. A região já possui densidade econômica no setor agropecuário, na produção de rochas ornamentais e no chamado Complexo Econômico-Industrial da Saúde (CEIS). Ainda assim, tem o menor PIB (1,01%) do Estado do Rio de Janeiro. O desafio aqui, e em todo o estado, é investir em projetos estruturantes, com atividades indutoras que sejam capazes de atrair novas empresas, gerando emprego e renda. Nesse sentido, o apoio a uma política de democratização e aperfeiçoamento digital poderá trazer ganhos no fomento à atividade econômica, na melhoria das políticas sociais e do serviço público em geral.

O Noroeste se destaca na educação pública do estado com quatro municípios entre os dez melhores do IDEB/MEC 2019. O mesmo ocorre no setor de Saúde, onde o Índice de Desenvolvimento Municipal da Firjan (de 2016) aponta São José do Ubá, Italva, Itaperuna e Natividade entre os dez mais bem colocados.

Na reunião do Noroeste Fluminense iremos discutir como utilizar o Fundo Soberano para incentivar atividades econômicas que apresentam potencialidades com reflexo no desenvolvimento de toda a região. Estamos diante da nossa derradeira chance para carimbar o nosso passaporte para o futuro. A hora é agora!

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG